Pplware

Novos Surface Laptop e Pro são impossíveis de reparar

Os novos Surface da Microsoft mostraram que a gigante do software está preparada para o mercado e para dar uma resposta cabal à concorrência.

Estas novas máquinas, que agora chegam ao mercado, foram já dissecadas e o resultado não foi o mais positivo. Tanto o Surface Laptop como o Pro são praticamente impossíveis de reparar.


Algo que a maioria não contempla no momento da compra de um computador é o quão simples ou complicado será a reparação. Com as garantias que temos hoje este não é um problema e rapidamente se troca de equipamento.

Mas o site iFixit dedica-se a avaliar o grau de reparação da maioria dos equipamentos e deu uma nota próxima do zero aos novos Surface da Microsoft. São praticamente irreparáveis se tiverem um problema, o que não é positivo.

Microsoft Surface Laptop

O primeiro a ser avaliado foi a mais recente máquina da Microsoft. O Surface Laptop, que recorre ao metal, vidro e tecido, tem nestes materiais o seu principal problema. Não tendo sido feito para ser aberta, para aceder aos componentes é necessário cortar a capa do teclado feita em Alcântara.

Uma vez dentro do Surface Laptop, pode ser visto que o processador e a RAM estão soldadas à placa-mãe, tornando a sua reparação e a substituição de peças impossível. O seu grau de reparação é de zero.

Microsoft Surface Pro

No que toca ao Surface Pro, as parecenças com o modelo anterior são muito grandes. Apenas necessita que o ecrã seja retirado para que se aceda ao interior e aos restantes componentes. Se este processo parece simples, a verdade é que a quantidade de ligações usadas é grande e isso torna quase impossível de abrir.

Outro problema do Surface Pro é o seu corpo esguio, o que obriga a que exista uma quantidade grande de cola a segurar os elementos no lugar. A base do problema é pelas colas proprietárias que o Surface Pro tem, o que o torna difícil de reparar. O iFixit atribuiu-lhe um grau de reparação de 1.

Esta é a realidade que os donos dos novos Surface vão encontrar. Equipamentos fantásticos, mas que são virtualmente impossíveis de reparar caso tenham problemas.

Via: iFixit Surface Laptop; iFixit Surface Pro

Leia também

Exit mobile version