Alguns analistas do mercado das tecnologias referem que a consola de jogos e o PC estão a deixar de ter relevância no mercado dos jogos. Os smartphones com os jogos casuais e os serviços de jogos na cloud estão a querer afastar os utilizadores de jogar nos “meios tradicionais”.
A Sony parece não concordar com esta suposta evolução no conceito. Kenichiro Yoshida, CEO da Sony, diz isso claramente, o responsável da marca nipónica deixou claro que haverá uma nova PlayStation, embora ele não tenha confirmado se o nome da nova consola se chamará PlayStation 5.
Sony registou patente da PlayStation 5
John Kodera, presidente da Sony Interactive Entertainment, mencionou há meses no The Wall Street Journal que a empresa estava a trabalhar em novos desenvolvimentos nesta área. Na verdade, Kodera mencionou aos analistas e investidores que, em março de 2021 a PlayStation se iria “agachar uma vez” para crescer mais no futuro.
Estas declarações agora juntam-se às de Yoshida, que enfatizou que o hardware ainda é importante. Na verdade, ele afirmou que “Neste ponto, o que posso dizer é que é necessário ter um hardware de próxima geração”. A Sony pode estar um pouco condicionada, já que a Microsoft confirmou que está a trabalhar nas novas gerações da sua consola Xbox One, mas esta confirmação é importante.
SIE head Kodera told analysts and investors that the period until March 2021 would be when PlayStation to "crouch down once" to grow further in the future.
hmmmmmm.
— Takashi Mochizuki (@mochi_wsj) May 22, 2018
Muitos duvidam que num futuro próximo a Sony lance a “PlayStation 5” para competir com os telemóveis e com os jogos na cloud, mas no passado vimos como o lançamento do PS4 também enfrentou reflexos semelhantes e a consola acabou por ser um enorme sucesso.
O mesmo poderia ser dito do Nintendo Switch, embora tanto o PS4 Pro quanto a Xbox One X não pareçam ter gerado o interesse que os seus criadores provavelmente esperavam. E ainda assim, o hardware ainda é muito importante e a Sony parece ter isso muito claro.
Será que ainda haverá mercado para as consolas? Depende do que traga de inovador.