Cada vez mais estamos conectados à Internet e com acesso a conteúdos em todos os nossos dispositivos. Também as nossas televisões têm acesso à maior rede de informação mundial e dela tiramos proveito.
Claro que esta não é uma área isenta de perigos e também nas nossas Smart TVs existe possibilidade de sermos espiados. O alerta vem agora do FBI, que quer criar uma consciência para este potencial perigo para os utilizadores.
Cuidado, as Smart TVs podem estar a espiar
É cada vez mais normal termos nas nossas casas televisões ligadas à Internet. As vantagens são óbvias e imediatas, trazendo acesso a conteúdos que antes não tínhamos disponíveis. Há ainda a própria comunicação que estas permitem, quer por vídeo ou por áudio.
Todas estas novas funcionalidades são uma potencial porta de entrada para atacantes, que exploram vulnerabilidades nestes equipamentos. Quem veio agora alertar para este perigo foi o FBI, que lançou um alerta sobre as vulnerabilidades destes equipamentos e os possíveis riscos de ataques hackers.
O grande foco desta agência de segurança norte-americana foi para as Smart TVs com câmara e com microfone incorporado. Estas podem ter vulnerabilidades que são exploradas e que assim permitem espiar os utilizadores, sem que estes tenham sequer conhecimento.
FBI deu dicas importantes para os utilizadores se protegerem
Para além de alertar para este problema, o FBI apresentou sobretudo algumas medidas simples de segurança a ter em conta. Sempre que não estiver a uso, a câmara presente deve ser tapada, impedindo assim a captura de vídeo. Também é igualmente recomendado que sejam revistas as definições de segurança.
Se para a maioria dos utilizadores mais experientes estas podem ser medidas lógicas e óbvias, para os demais escapam. Nem todos têm principalmente presente a possibilidade de serem comprometidos estes equipamentos.
Não sendo um campo habitual de falhas, estas existem também nas Smart TVs. Há ainda o problema das pouco frequentes atualizações de software, que torna difícil corrigir problemas. Nesta altura em que as Smart TVs são cada vez mais uma compra, importa estar atento a esta possibilidade de problemas, antecipando-os.