Se há alguns meses as notícias mostravam uma enorme procura por placas gráficas, apesar da grande escassez de componentes, atualmente o cenário é bem diferente. Motivado por vários fatores, especialmente económicos, a indústria está agora a ter dificuldade em escoar determinados produtos.
Posto isto, parece que a vida dos scalpers deu uma volta inesperada. Ou seja, como costume, compraram várias placas gráficas GeForce RTX 4080 da Nvidia logo quando estes chips foram lançados, mas agora com a crise não estão a conseguir vender nem devolver as unidades que têm em mãos.
Scalpers estão a ‘ver-se gregos’ para vender as RTX 4080
Para quem não sabe, os scalpers são revendedores não oficiais conhecidos sobretudo por comprarem muitas unidades de determinados equipamentos populares e muito aguardados aquando do lançamento dos mesmos. Com isto esperam revendê-los depois a valores muito superiores aos recomendados pelas marcas.
Assim, quando a Nvidia lançou as gráficas topo de gama GeForce RTX 4090, estes revendedores apressaram-se a comprar estes modelos e, portanto, tal contribuiu para que os mesmos esgotassem num ápice nos primeiros dias. Fizeram algo idêntico com a GeForce RTX 4080, contudo saiu-lhes o ‘tiro pela culatra’, uma vez que estes chips não estão a ter tanta procura.
Desta forma, as últimas informações indicam que os scalpers encontram-se agora com várias unidades da gráfica RTX 4080 em stock, uma vez que não as estão a conseguir revender nem devolver.
No Reddit há algumas discussões que mostram que os gamers não estão dispostos a pagar valor altos por placas gráficas. E quem não aposta na RTX 4090, prefere optar por modelos da linha anterior GeForce RTX 30, ou então por chips da AMD.
A Nvidia anunciou esta gráfica a um valor recomendado de 1.199 dólares, mas em Portugal o preço vai desde os 1.500 euros até quase aos 2.500 euros. E parece que o que tem afastado os utilizadores da compra deste modelo é a relação entre o custo e o benefício. Há então quem prefira investir no modelo topo de gama GeForce RTX 4090 que nas lojas portuguesas se encontra à venda entre 1.999 e 2.521 euros, mas grande parte dos modelos encontram-se esgotados.
Portanto, ou estes revendedores adotam outra estratégia, ou arriscam-se a acumular várias RTX 4080 durante muito tempo, sem as conseguirem vender.