A CES tem sido palco de muitas novidades em vários campos. As marcas escolhem esta feira para mostrar o que desenvolveram para 2017 e, assim, prepararem o mercado para os seus produtos.
Com o mercado dos portáteis ao rubro com várias novidades a surgirem, a Samsung resolveu mostrar também algumas novidades, desta vez, baseadas no ChromeOS. Os Chromebook Pro e o Chromebook Plus chegaram para trazer novidades a esta área.
O mercado dos Chromebooks mudou muito quando a Google anunciou o suporte das aplicações Android para este seu sistema operativo. Daí em diante passou a ser quase obrigatória a presença de um ecrã sensível ao toque, que permite explorar ao máximo estas novas aplicações.
Foi com isto em mente que a Samsung criou os Chromebook Pro e Chromebook Plus, duas propostas que levam o conceito de portátil mais longe e que podem ser transformadas facilmente num tablet, bastando rodar o seu ecrã.
Estes dois modelos partilham uma base comum, com um ecrã de 12,3 polegadas QHD (2400 x 1600 pixéis) e sensível ao toque, 4GB de RAM, 32GB de armazenamento interno e duas portas USB Tipo-C.
Algo que estes dois modelos trazem de novidade ao universo Chromebook é a presença de uma caneta, algo que a Samsung conhece bem de vários dos seus modelos de smartphone e tablets.
A diferença entre estes dois modelos da Samsung está apenas nos processadores que os equipam. No caso do Chromebook Pro o processador é um Intel Core M3-6Y30 Skylake, algo que o torna mais poderoso que a maioria dos restantes Chromebooks presentes no mercado. No caso do Chromebook Plus é um processador ARM, o OP1 hexa-core, com 2 ARM Cortex-A72 e 4 ARM Cortex-A53.
O Chromebook Plus chegará ao mercado já em Fevereiro com um preço de 449 dólares e o Chromebook Pro chegará na primavera com um preço ainda por anunciar. Curiosamente, estes dois novos portáteis eram esperados há alguns meses, depois de terem sido revelados antecipadamente.