Pplware

Saiba como proteger devidamente o ecrã do seu smartphone

Há estudos que apontam o smartphone como sendo o dispositivo pessoal que mais bactérias colecciona. Os dedos, a exposição ao meio ambiente, a gordura do rosto, bactérias que transportamos e o facto de estar nos bolsos ou bolsas, não ajudam em nada para a higiene e para o cuidado que estes gadgets deveriam ter.

Além disso, é também um dispositivo susceptível de sofrer danos pelo uso, pelos azares e pelo local onde é colocado. Assim, vamos deixar algumas dicas para o proteger.

Protecção física

Usar um protector de ecrã (película):

Os protectores de ecrã são sem dúvida uma das peças fundamentais no que toca à protecção do ecrã do nosso smartphone e também para podermos limpar o ecrã sem o “receio” de o riscar, podendo ser usado um pano suave ligeiramente húmido.

Estas películas existem em diversos materiais (desde uma simples folha de “plástico”, vidro, compósitos que se auto-reparam de riscos, etc) e com variadas “funções” como espelho, privacidade, etc. Os preços variam desde os poucos cêntimos até dezenas de euros e são facilmente encontradas em lojas da especialidade até ao caso do eBay onde os preços são muito mais acessíveis e por norma em packs de variadas unidades. O problema destas películas é a sua dificuldade na colocação.

Para ajudar a colocá-las de forma correcta temos o vídeo abaixo e algumas dicas:

Deixe o seu smartphone longe de certos objectos

Não colocar chaves ou objectos que possam riscar quer o ecrã, quer outras partes, em contacto

Normalmente (no caso dos homens) é comum transportar o smartphone no bolso. Ora os bolsos por norma transportam moedas, chaves, cartões, etc, tais objectos são prejudiciais à boa saúde do ecrã do nosso gadget devido ao atrito que provoca riscos a desgaste do vidro (e plásticos existentes), portanto será boa a ideia de apenas ter o telefone nesse bolso, é uma questão de hábito.

Capas de protecção

Esta dica parece bastante óbvia, mas quantas pessoas conhecem que não as usa? Existem em milhares de formatos, cores e preços. São facilmente encontradas em qualquer loja e on-line também. Certamente irá encontrar alguma que goste!

Tenha contudo em atenção que tipo de capa compram. As muito rígidas e pouco flexíveis na colocação do smartphone, podem danificar os botões físicos das áreas laterais dos smartphones, principalmente ao colocar e remover o equipamento. Também é importante que de quando em vez retirem a capa para limpar as areias que se vão acumulando atrás do equipamento, se não o fizer mais dia menos dia tem o seu smartphone todo riscado.

Deixe-o sempre com o ecrã virado para cima

Outra dica que é óbvia, mas o seguro morreu de velho! Lembre-se, da próxima vez que o pousar numa mesa, deixe o seu telefone com o ecrã virado para cima. Se a sua preocupação é a privacidade, saiba que é possível em grande parte dos telefones (iOS e Android por exemplo) inibir o aparecimento do conteúdo de uma mensagem no ecrã de bloqueio.

Muitas pessoas também não têm o cuidado de ver onde colocam o smartphone. Humidade, temperaturas elevadas e quedas são as causas mais frequentes de avalias, tudo tem a ver com o sítio onde colocam o equipamento.

Limpe o ecrã com um pano adequado humedecido ligeiramente com água ou com o spay dos óculos

Limpeza do Ecrã

Outro processo “delicado” é a limpeza do ecrã e/ou da totalidade do smartphone. Além da necessidade de higienização, o aspecto do equipamento também é importante. Deixamos aqui algumas dicas sobre a limpeza.

Use um pano adequando

O melhor é adquirir um pano micro-fibras de limpeza de monitores/lcd. Estes são feitos a pensar na superfície que vão limpar e não arranham nem deixam pelos. Caso não consiga comprar um, os panos que acompanham os óculos são também adequados. Tenha a certeza que está limpo sem poeiras ou areias.

Tenha atenção aquando do uso de produtos de limpeza

Existem diversos tipos de produtos de limpeza disponíveis no mercado especializados em limpeza de superfícies, mas evite utilizar esses produtos no ecrã do smartphone (por exemplo limpa-vidros, pois contêm vinagre e outros agentes que podem reagir mal com os plásticos do smartphone). Os amoníacos muito menos, são um componentes existente nos “lava-tudo” e que muitas pessoas alargam o “lavar tudo” aos ecrãs dos smartphones!

O nosso conselho é que caso precise mesmo de utilizar um produto de limpeza, invista um pouco mais num que seja desenhado para a limpeza de ecrãs LCD (ou telemóveis). Este são formulados a pensar nos plásticos e demais materiais do telefone, agora se justificam o preço, isso cabe-lhe a si decidir. Caso esteja mesmo a necessitar de um limpeza mais “a sério” pode humedecer ligeiramente o pano com o líquido que lhe foi oferecido na óptica, para limpar os óculos. Não é abrasivo.

Embora os ecrãs hoje sejam muito resistentes, um risco é para toda a vida

Evite provocar arranhões no ecrã

Esta é a dica final, claro que envolve tudo o que já dissemos, mas tenha um especial cuidado com o ecrã, tenha cuidado com o sol directo, com os líquidos derramados, com as areias nos bolsos ou as poeiras que podem estar na sua bolsa. Se alguém o usar, poderá ter saliva dessa pessoa, que passará para as suas mãos a seguir. Limpe o smartphone, é também uma forma de higiene pessoal.

Quais as vossas preocupações com o vosso smartphone?

Exit mobile version