Com dimensões reduzidas e capacidades ilimitadas, não há duvida que o Raspberry Pi é o microcomputador de eleição para a criação de todo o tipo de projectos, mas quando queremos ter esses mesmos projectos expostos, chega a altura de criar uma caixa distinta.
Hoje trazemos um conceito ligeiramente diferente: um Raspberry Pi que foi “preservado” num frasco de vidro.
Temos vindo a dar a conhecer várias criações de caixas para Raspberry Pi dos nossos leitores aqui e aqui, mas ter um destes dispositivos dentro de um recipiente para conservas, é algo diferente.
Foi isso que fez Matt Reed, um jovem fascinado com a estética vintage destes recipientes em vidro, que eram tradicionalmente utilizados para evitar que os alimentos se deteriorassem.
Começou pela criação de uma base em madeira, assente em pés de borracha e ornamentada por maçanetas de vidro para portas. Depois passou para o frasco propriamente dito, onde após inverte-lo, fez alguns furos para passar os cabos de alimentação, rede e os LEDs.
O “toque” especial desta diferente caixa é o facto de existirem junto à base LEDs controlados por Node.js, iluminando a placa conforme o seu estado: as luzes piscam quando há actividade no sistema ou ficam estacionárias quando o sistema está em standby.
No caso de Reed, a intenção não era guardar alimentos mas sim guardar os seus ficheiros mais sensíveis, criando um sistema de backup/sincronização automático no seu Raspberry Pi Modelo B.
Para tal, optou pela utilização de software BitTorrent Sync, onde essencialmente transformou este microcomputador num servidor cloud semelhante a uma Dropbox ou Onedrive, com a diferença de ter os ficheiros seguros em casa.
Caso também queiram fazer um projecto semelhante, convidamos a rever um tutorial criado aqui no Pplware, depois é só mostrar a criatividade no nosso grupo de Facebook Raspberry Pi Pplware.
Alguém aceita o desafio?