Pplware

Raspberry Pi tem nova câmara Sony de 8 megapíxeis

O Raspberry Pi é hoje o mini computador de mais sucesso em todo o mundo, pela versatilidade de projectos em que pode ser utilizado e também pelas constantes actualizações e melhorias a que é sujeito de forma constante.

Em 2013 foi lançada uma câmara de 5 megapíxeis que recebeu agora, finalmente, um upgrade sem que o preço se altere.

Os stocks de sensores da câmara de 5 megapíxeis dedicada ao Raspeberry Pi estão a acabar na Raspeberry Pi Foundation e já foram descontinuados pelo produtor. Este facto motivou o desenvolvimento de uma nova câmara agora em parceria com a Sony.

Já estão assim disponíveis dois modelos com o novo sensor Sony IMX219 de 8 megapíxeis, de luz visível e infra-vermelhos, disponíveis por apenas 25 dólares.

Segundo a Raspeberry Pi Foundation, a escolha deste sensor está a revelar-se muito positiva e quer representar não apenas um upgrade em termos de resolução, mas também num salto em termos de qualidade de imagem, fidelidade de cores e desempenho em ambientes de pouca luz.

In our testing, IMX219 has proven to be a fantastic choice. You can read all the gory details about IMX219 and the Exmor R back-illuminated sensor architecture on Sony’s website, but suffice to say this is more than just a resolution upgrade: it’s a leap forward in image quality, colour fidelity and low-light performance.

O IMX219 tem um sensor de foco fixo e é capaz de captar fotos com uma resolução de 3280 x 2464 píxeis e vídeo em FullHD 1080p a 30 fps.

Raspberry Pi Foundation

Exit mobile version