Sendo a água um recurso precioso, em escassez, cada vez mais caro, somos sucessivamente obrigados a encontrar novas formas de gerir mais eficientemente este bem.
Hoje trazemos a ideia de David Schneider, que juntou o seu espírito maker à necessidade e dever de poupar água.
Tendo vivido na Califórnia, local frequentemente fustigado por secas severas, David Schneider rapidamente se apercebeu da necessidade de obter informação sobre os gastos de água de modo mais frequentemente do que apenas receber a sua factura mensal.
Desta maneira, usando a sua ingenuidade e espírito criador, concebeu um pequeno dispositivo capaz de ler em tempo real o caudal de água a passar no contador e de disponibilizar essa informação num website dentro da sua rede local.
Para a concepção deste projecto foram utilizados um Raspberry Pi com uma ligação Wireless, um magnetómetro e um Arduino Uno.
O elemento principal desta invenção é mesmo a utilização do magnetómetro. Este instrumento é capaz de medir a intensidade, direcção e sentido de campos magnéticos provenientes da passagem da água e dos componentes existentes no interior do contador.
Os dados em bruto obtidos pelo magnetómetro são “limpos” ao serem processados pelo Arduino que, por sua vez, os envia para o Raspberry Pi. Este último serve de servidor local responsável pela disponibilização da informação obtida num simples website.
Nesta página é exposto o valor do caudal de água a ser utilizada no momento, sendo que neste caso foi optado por uma actualização de dados em intervalos de 10 segundos, bem como a contabilização total de todo o consumo efectuado.
Apesar já existirem ou estarem em processo de lançamento, no mercado algumas soluções do género, como o FLUID, o Aquai Puk ou o Driblet, é interessante ver o que é possível fazer-se com apenas uma ideia e alguns componentes electrónicos.
Este é decididamente o espírito maker que estes pequenos dispositivos vieram despertar em todos nós.