Foi há pouco mais de 2 meses que a Qualcomm anunciou no seu evento o modem X50. Este era o próximo a ser usado pelos fabricantes, que começam agora a adaptá-lo às suas necessidades.
Mas agora, e a preparar o próximo ano, a Qualcomm resolveu dar a conhecer a sua arma para 2020. O Snapdragon X55 foi apresentado e tem argumentos para dominar o mercado do 5G e dos smartphones.
Com a chegada do 5G ao mercado, é hora dos fabricantes de smartphones prepararem as suas soluções para esta área. Normalmente baseiam a sua escolha em soluções all-in-one no SoC, mas vão ter de mudar.
O 5G obrigará a mudanças grandes
A complexidade dos requisitos do 5G obrigam, por agora a soluções não integradas e que precisam de mais energia. A Qualcomm quer contrariar esta tendência e por isso apresentou agora o X55, o seu modem 5G para 2020.
Snapdragon X55: O próximo modem 5G da Qualcomm
Esta evolução natural da oferta da Qualcomm concentra em si toda a experiência da marca, que conta já com vários anos. Isso reflete-se no X55 e na forma como foi criado.
A Qualcomm teve particular atenção à compatibilidade com as atuais redes e, por isso, o Snapdragon X55 concentra em si vários acessos. Assim, os equipamentos conseguem falar também com as redes 4G, 3G e até 2G.
Outra vantagem do X55 é que ele permitirá que o espectro dos sinais 4G e 5G seja partilhado. Este ponto será importante durante o período de transição. Por outro lado, este modem da Qualcomm é compatível com o novo módulo de antena mmWave, que é 25% menor. Assim, requer menos espaço nos dispositivos e um menor consumo de energia.
Uma melhoria efetiva dos consumos de energia
O X55 é construído num chip de 7 nanómetros com uma antena adaptativa (5G sub-6 GHz), que ajuda na eficiência de energia, enquanto não está em 5G e está a mudar nas diferentes tecnologias de rede. Além disso, o Snapdragon X55 é o primeiro modem que suporta tecnologia de rastreamento surround de 100 MHz.
Acesso à Internet a velocidades ainda mais elevadas
Finalmente, o Snapdragon X55 aumenta a sua capacidade de download para 7 Gbps, uma melhoria de 40% em comparação com os 5 Gbps do X50. A velocidade de upload aumenta também para até 3 Gbps, enquanto a compatibilidade com 4G permite suporte para a categoria 22 LTE, com velocidades de download de até 2,5 Gbps.
Será já em abril que os primeiros testes dos fabricantes com o X5 vão ser iniciado, não contemplando apenas smartphones. Vão ser também incluídos os dispositivos Wi-Fi e “always connected”, que vão correr Windows 10. Espera-se que os primeiros equipamentos com o Snapdragon X55 surjam no final de 2019 ou no início de 2020.