Pplware

Preço das motherboards aumentou quase 40% em apenas 3 anos

Inevitavelmente o preço dos produtos está mais caro comparativamente ao que estava há alguns meses. E no mercado tecnológico essa realidade está bem presente quando é hora de fazer compras. Dados recentes indicam que o preço das motherboards aumentou quase 40% em apenas 3 anos.


Preço das motherboards aumentou 40% em apenas 3 anos

Muitas das análises de mercado focam-se na quantidade de vendas de determinados produtos, mas há também aqueles que se dedicam a analisar o estado da arte ao nível da flutuação de preços.

Neste sentido, dados recentes mostram que, apenas nos últimos três anos, o preço das motherboards aumentou em 40%. Através de um tweet partilhado pelo canal TechEpiphany conseguimos perceber a diferença entre o preço médio (ASP – Average Selling Price) das motherboards no final de 2020 e o apresentado por esses equipamentos na semana passada.

Portanto, os detalhes mostram que no dia 29 de novembro de 2020 a média de preço da venda de motherboards da AMD foi de 120,5 euros contra 140,78 euros da Intel. Já neste ano de 2023, os dados recentes indicam que o preço médio dos equipamentos da AMD é de 163 euros e o da Intel chega aos 197 euros. Ou seja, foi registado um aumento de preço na ordem dos 35% nos produtos da fabricante de Lisa Su, enquanto que a marca de Pat Gelsinger registou um aumento de 40%. Portanto, em média o auemento foi de quase 40% entre as duas marcas.

Alguns fatores têm contribuído para este aumento de preço, mas o destaque vai, sem dúvida, para a inflação económica que tem promovido significativamente para que os produtos de vários setores fiquem mais caros. Espera-se que este aumento de preço seja apenas temporário e que a situação possa normalizar num futuro próximo, senão torna-se ainda mais difícil para os utilizadores adquirirem estes e outros equipamentos tecnológicos.

Exit mobile version