Pplware

Precisa de um servidor por uma hora? Alugue-o

A Cloud está a revolucionar a forma como consumimos os recursos de TI! Este “novo” paradigma está hoje presente nos mais diversos serviços que assentam na Internet e são muitas as vantagens que dele advêm.

Agora imagine que precisa de uma máquina poderosa por umas horas/dias ou meses para realizar/disponibilizar um serviço. Comprar está fora de questão porque os valores são exorbitantes! Então por que não a aluga?

O cloud computing veio revolucionar a forma como os recursos podem ser usados! Como apresentámos aqui, o modelo Cloud é composto por 5 características essenciais, 3 modelos de serviço e 4 modelos de implementação.

No que diz respeito às características, um serviço cloud deve ser elástico, medido e o utilizador pode uniteralmente aprovisionar recursos de computação. Ao nível do modelo IaaS (Infrastructure as a Service) um dos serviços de referência em Portugal é a LunaCloud que gentilmente nos cedeu uma conta para mostrarmos aos nossos leitores como podem “alugar” uma máquina poderosa (Cloud Server).

Quais os procedimentos?

Passo 1) Criar conta de acesso

Para criarem um Cloud Server, com os requisitos do nível de hardware e sistema operativo que precisam, devem começar por aceder ao site da LunaCloud e carregar em Cloud Server para criar uma conta.

Depois de criarem a conta devem fazer a autenticação na plataforma.

 

Passo 2) Criação de um Cloud Server

Já dentro da plataforma devemos começar por carregar no botão “New Server

Passo 3) Identificação da máquina

Agora devem indicar um nome, descrição e password para o vosso servidor

Fazendo scroll down, na secção Server Configuration devem indicar:

Ao carregarem no sistema operativo que pretendem, devem escolher qual a versão que deve ser instalada.

Por fim indiquem a largura de banda que necessitam e a quantidade de endereços IPV4 e IPv6.

Feitas as configurações (sem a necessidade de contactarem um representante da empresa) a máquina está pronta a ser criada. Para tal basta carregar em Create Server.

Como podem ver na parte inferior, a plataforma informa-nos de imediato do valor mensal do serviço tendo em conta os requisitos configurados.

Ao carregar em Create Server, o utilizador recebe também um e-mail com os dados de acesso remoto ao Cloud Server.

Iniciar a máquina

Depois de criada a máquina (cerca de 1 minuto), basta arrancar a mesma carregando em Start.

 

O acesso à mesma pode ser efectuado via SSH, para o endereço que foi atribuído e enviado para o e-mail.

E está feito.

Em Resumo…

A Lunacloud permite ao cliente aumentar ou diminuir os recursos de computação (CPU e Memória) em qualquer altura, sem que haja necessidade de migrar para outra máquina.

Na tecnologia Container, para além do CPU e RAM, podemos aumentar também o Disco. Este tipo de resize não requer que a máquina seja desligada, ao que a Lunacloud chama Hot Resize.

Como os recursos são facturados à hora, podemos ter uma redução de preços significativa, pois só pagamos os recursos que usamos. Se o servidor estiver desligado, é cobrado apenas 50% do recursos de CPU e RAM, e 100% no Disco. Com o objectivo de reduzir ainda mais os custos, a Lunacloud recomenda criar uma imagem do servidor e depois apaga-lo. O custo da imagem é de 0,0001€ por hora, caso precisemos novamente do servidor basta criá-lo a partir da imagem que foi criada anteriormente.

Como viram é muito simples ter uma máquina à medida do que precisamos (elasticidade) e com um custo relativamente baixo. Desde já o nosso agradecimento à LunaCloud para cedência de uma conta para a realização do tutorial.

Exit mobile version