Se o termo dual-screen ou dual-monitor não é mistério para si, pelo menos nos desktops, saiba que este conceito não se ficará pelas máquinas de secretária, bem pelo contrário.
Falamos do gScreen Spacebook, um portátil de ecrã duplo que promete satisfazer as necessidades de espaço de trabalho dos profissionais da área de design, programação e não só. Até para os gamers mais fiéis. Mas atenção, o seu preço não deixa de ser proporcional às espaçosas 30 polegadas de ecrã. Conheça as características deste “senhor” portátil.
A fabricante americana deste portátil pretende resolver um problema recorrente de muitos profissionais: a falta de espaço. Hoje em dia, com máquinas cada vez mais potentes e mais e melhores aplicações úteis a correr em simultâneo, torna-se prioritária uma gestão eficiente do espaço de trabalho.
Aqui ficam as principais características do gScreen Spacebook:
- Ecrã: 2 ecrãs com retro-iluminação LED.
- SO: Windows Vista/Windows XP Pro (opcional)
- Processador: Intel Core 2 Duo P8400 2.26-GHz
- RAM: 4GB (2GB DDR2 SO-DIMM x 2)
- Disco: 320GB a 7200 rpm.
- Gráfica: NVIDIA® GeForce® 9800M GT (512MB dedicados) ou NVIDIA® Quadro FX 1700M (512 dedicados).
- Bateria: 9 células.
- Saídas/Entradas: saída da placa gráfica IEEE 1394 1 (15-pin, D-Sub) X 1, HDMI, Mic-in,, Line-in, auscultadores, PCI Express.
O ecrã anda à volta das 15,4”, mas espera-se que as primeiras unidades a chegar ao mercado tenham ecrãs de 16 e 17”.
O fundador da empresa, Gordon Stewart (de onde vem o ‘g’ de gScreen), aponta o sucesso das suas máquinas a um público mais direccionado ao design, cinema, fotografia ou a qualquer pessoa que não dispense 2 ecrãs para aumentar a sua produtividade.
É caso para se dizer que essa produtividade paga-se caro. Espera-se que o preço fique abaixo dos $3000,00 e que seja distribuído ainda em Dezembro deste ano, pelo Amazon. É o preço a pagar por este portátil vindo do espaço. Gizmodo