Pplware

Poderá o carregador USB descarregar a bateria do carro?

Todos temos no carro um carregador USB de isqueiro que usamos para carregar o smartphone, o GPS, a câmara de interior, a consola dos filhos ou qualquer outro periférico que nos acompanha no dia-a-dia.

O carregador USB de isqueiro consome alguma energia sem que esteja a ser utilizado e alguns carros não controlam a energia dessa tomada quando estão desligados. Será que um carregador desses poderá drenar completamente a bateria do seu carro?

É uma pergunta pertinente e que muito poucos a terão feito. Na realidade, já alguém teve o trabalho de fazer medições e tirar as devidas conclusões.

Onde dantes era o sítio do isqueiro, é o local onde agora carregamos os mais diversos dispositivos e onde está quase, de forma cativa, a ligação USB de 5V. Há muitos modelos, também há muitos de fraca qualidade que até estoiram com os fusíveis dos carros, contudo, o que as pessoas desconhecem é se esse carregador, quando o carro está desligado e continua a receber energia, pode descarregar a bateria de um carro.

 

O site Big Mess O’ Wire decidiu, por sua conta e risco, fazer as contas:

Utilizando alguns dispositivos de medição (amperímetro outras ferramentas) descobriu-se quanto pode consumir o carregador USB de isqueiro com o carro desligado em modo standby. Depois, fazendo as conta, descobre-se o efeito que esse consumo tem na bateria propriamente dita.

Um carregador USB convencional pode consumir uma corrente constante de 14,2 mA.

 

Mas poderá o carregador USB de isqueiro descarregar a bateria do carro?

Provavelmente não, ou iria demorar meses. Considerando que uma bateria de um carro tenha pelo menos cerca de 40 ampere-hora, uma corrente de 14,2 mA (carga de 170 mW), iria demorar 2817 horas ou 117 dias a drenar completamente a bateria de um carro. Assumindo que todos os dias o carro é usado, não é de todo um problema ou algo com que as pessoas se devam preocupar.

Mesmo que o carro esteja estacionado na garagem uma ou duas semanas, mesmo assim… nada se passará de relevante. Mas se precisar de ter o carro guardado por alguns meses, este carregador de 14,2 mA poderá ajudar a acabar com a energia no carro.

Claro que o próprio carro tem sistemas que estão permanentemente a consumir energia e a própria bateria perde quando não recebe carregamento periódico. É sempre a última gota que faz o copo transbordar e essa gota pode de facto ser o carregar esquecido que está ali sempre a piscar… tal como está o alarme do carro ou o sistema de fecho, por exemplo.

Não sendo de todo um problema, mas consumindo alguma energia, se usar o carro periodicamente não há qualquer sintoma que note, pense que pelo menos tem 117 dias de margem (mais coisa menos coisa). Verifique se há um corte de energia quando retira a chave da ignição, pois se isso acontecer e a energia que alimenta o carregador for cortada, então não tem nada com que se preocupar.

Adafruit

Exit mobile version