Pplware

PlayStation 5 deixou de funcionar porque o líquido térmico se espalhou pela consola

Cada vez mais os equipamentos tecnológicos estão mais evoluídos e construídos com os mais poderosos e inovadores componentes. A ideia é que os produtos consigam gradualmente oferecer um significativo aumento de desempenho sem que tal signifique necessariamente um aumento das dimensões ao nível de hardware.

Por outro lado, todas estas características modernas exigem também uma maior atenção na hora de arrefecer os equipamentos. Para tal, os utilizadores também recorrem à popular pasta térmica. No entanto, a PlayStation 5 da Sony conta com líquido térmico para esse efeito. Mas recentemente um youtuber descobriu que a sua PS5 deixou de funcionar porque o líquido térmico se espalhou pela consola.


Demasiado líquido térmico na PlayStation 5 pode não ser boa ideia

No que respeita ao arrefecimento, a Sony optou por usar metal líquido na sua consola PlayStation 5 em vez da tradicional pasta térmica, como forma de garantir uma melhor e mais eficaz transferência de calor. Contudo, mesmo que seja mais eficiente na dissipação do calor, o líquido térmico é um condutor de eletricidade e pode trazer alguns problemas ao equipamento.

Assim, o youtuber TheCod3r partilhou um vídeo no seu canal onde mostra aquilo que pode acontecer a vários outros utilizadores devido e essa forma de arrefecimento dos equipamentos. O youtuber verificou que a sua consola PlayStation 5 havia deixado de funcionar e tentou perceber o motivo. Ele analisou a tensão do equipamento, mas mais tarde chega à conlcusão que o problema poderá estar noutro componente.

TheCod3r verificou então que o metal líquido usado pela Sony transbordou e se havia espalhado. E esta é uma situação delicada, uma vez que sendo o metal um condutor elétrico, poderá provocar outros problemas.

Veja o vídeo:

Ao verificar a APU da PS5, o youtuber constatou que este estava em boas condições, mas rodeado de uma poça de metal líquido. No vídeo vemos ainda o utilizador a ‘brincar’ com o metal líquido com um cotonete.

O youtuber conseguiu recuperar a consola depois de colocar novamente o metal líquido no equipamento, mas protegendo toda a área para evitar novos problemas futuros.

Exit mobile version