O seu computador está a libertar informações…é verdade! O mais curioso é que esta fuga de informação não acontece através dos “suspeitos do costume”: Wireless, Bluetooth ou Ethernet. De acordo com um grupo de investigadores da Universidade de Tel Aviv, a informação pode “fugir” através das ondas electromagnéticas libertadas pelo processador.
A equipa de investigadores israelita construiu inclusive um equipamento capaz de proceder à captura dessa informação.
Chama-se PITA (Portable Instrument for Trace Acquisition) e é um pequeno equipamento, que custa apenas 300 dólares, que serve para capturar as ondas electromagnéticas que são geradas pelo CPU no momento em que este está a processar e a decifrar dados. Toda a informação capturada pode ser guardada num cartão microSD ou então enviada via Wifi para o atacante.
A equipa fez uma demonstração do ataque, conseguindo extrair as chaves que tinham sido geradas pelo software GnuPG (uma alternativa ao PGP).
Uma vez que se trata de um equipamento muito discreto, o PITA pode ser colocado nos mais diversos locais. Os investigadores escreveram inclusive um paper que pode ser consultado aqui. Até ao momento não existe qualquer video que demonstre tal “ataque”.
Via Engadget | muycomputer