Pplware

Painéis solares podem ser alvo de ataques

Atualmente as energias renováveis, em concreto a energia solar, são uma aposta na produção de energia elétrica a nível mundial. Com a entrada em vigor do Decreto-Lei n.º 153/2014, de 20 de março e as Portarias n.º 14/2015 e n.º 15/2015, ambas de 23 de janeiro, já é possível consumir a energia elétrica produzida na sua própria habitação/empresa.

Mas sabia que os painéis solares podem ser alvo de ataques e até causar um apagão massivo?


A descoberta foi feita por Willem Westerhof, um investigador da área da segurança da empresa ITsec. Westerhof descobriu várias vulnerabilidades em painéis solares que são amplamente usados à escala europeia. De acordo com o investigador, explorando as vulnerabilidades, é possível pôr em prática um apagão massivo que poderá colocar o sistema dos painéis em baixo, durante algumas horas.

Mas quais as vulnerabilidade?

Segundo Willem Westerhof, as vulnerabilidades afetam principalmente os inversores solares, um elemento chave dos painéis solares. O papel principal do inversor solar no sistema fotovoltaico é inverter a energia elétrica gerada pelos painéis, de corrente continua (CC) para corrente alternada (CA). Como função secundária, este elemento é responsável por garantir a segurança do sistema e medir a energia produzida pelos painéis solares.

Explorando as vulnerabilidades é possível desativar esses inversores, através da Internet, à escala massiva e, assim, parar a produção de energia elétrica.

O investigador revelou ainda que, no total, foram descobertas 17 vulnerabilidades, sendo que 14 já têm associado um CVE-ID.

Westerhof referiu ainda que as vulnerabilidades foram encontradas há uns meses e que, de imediato, contactou a empresa responsável, a alemã SMA que por sua vez analisou essas mesmas vulnerabilidades e já deu a conhecer que, de facto, existem tais problemas, mas que apenas afetam uma minoria de equipamentos.

Via The Next Web | horusscenario.com

Exit mobile version