Ao longo dos últimos anos os smartphones têm vindo a tentar igualar algumas características dos PCs, especialmente ao nível da memória de armazenamento, memória RAM e CPU.
Agora imagine… se pegarmos num smartphone, tirarmos a componente de telemóvel, removermos o ecrã e trocarmos o sistema operativo móvel por algo diferente, passamos a ter um PC/Servidor. Foi com base nessa ideia que foi criado o Ocean.
O Ocean pode ser definido como um servidor portátil com o tamanho de um smartphone. Este equipamento vem com um processador a 1 GHz ARM Cortex-A7 dual-core, tem 1 GB de RAM, WiFi, Bluetooth e uma bateria de 4200 mAh que garante uma autonomia na ordem dos dois dias.
Este pequeno e portátil servidor vem com o Linux Debian 8.1 Jessie que foi optimizado para para correr o servidor Web Node.js. Este equipamento suporta também o Ubuntu, Raspbian, Android e outros sistemas operativos, e tem as seguintes dimensões: 5.7″ x 3″ x 0.5″. Através da interface Wifi é possível ligá-lo à internet e a gestão do mesmo pode ser realizada via interface Web ou SSH.
Relativamente ao preço, de acordo com a empresa, o modelo de 16 GB custará $149.