Pplware

O que dura mais? Um disco rígido ou uma drive SSD?

Nos últimos anos os dispositivos de armazenamento têm evoluído bastante. As drives SSD vieram dar uma nova vida a muitos dispositivos, sendo uma solução que se destaca pela performance que oferece. As tecnologias associadas aos discos rígidos também evoluíram.

Na que diz respeito à durabilidade, o que dura mais? Um disco rígido ou uma drive SSD?


No seu último relatório trimestral sobre a fiabilidade dos dispositivos de armazenamento, a Backblaze aponta quatro modelos que se destacaram com zero falhas nos primeiros três meses de 2021. Entre eles estão os discos de 6 TB da Seagate e 4 TB da Toshiba, que têm uma idade média de quase seis anos.

As outras duas unidades são o Toshiba 16TB MG08 que tem uma idade média de pouco mais de 4 meses e as unidades Ultrastar de 16 TB da Western Digital, cuja idade média em 520 unidades é de apenas 0,4 meses.

SSD ou disco rígido… quais os que duram mais?

Outro dado interessante é a fiabilidade das drives de armazenamento. A Backblaze começou a usar drivers SSD há cerca de dois anos. Em vez de HDDs regulares usados para armazenar dados, que representam uma esmagadora maioria de 98 por cento do total de 175.443 unidades da empresa, esses SSDs são usados apenas para inicializar os servidores de armazenamento, manter ficheiros de logs e outros dados de diagnóstico.

Como se pode comprovar pelos dados seguintes, as drives SSD são mais fiáveis face aos discos rígidos.

Os dados são interessante e dão uma ideia de como se comportam estes dispositivos de armazenamento. O relatório do estudo pode ser obtido aqui.

Leia também…

Exit mobile version