Já foi aqui, e aqui discutido anteriormente que o Kinect apresenta um potencial que vai muito além do que ser um mero controlador de jogos. As suas capacidades extraordinárias de interacção com o meio ambiente e a sua elaborada percepção do que se passa nesse mesmo meio circundante permitem o aparecimento de inúmeras aplicações suas noutras áreas que não os jogos.
Um dos mais recentes exemplos e que achei por bem partilhar foi precisamente este carro auto-comandado com a ajuda do Kinect.
Exemplos de outros usos dados ao Kinect abundam já na Internet e neste exemplo particular temos um carro que se comanda a ele próprio, servindo-se do Kinect e das suas capacidades para se desviar dos obstáculos e continuar na sua marcha. Devo confessar que ao ver o vídeo uma das primeiras coisas que me lembrei foi dum robot que me fosse buscar cervejinhas ao frigorífico quando estivesse na sala a ver um bom jogo de futebol …
“A planar inverse depth model of the ground surface is verified against the depth images provided by the Kinect sensor to build an occupancy grid of the robot’s environment. The path the robot takes is then determined by a reactive navigation approach called ‘tentacles.’”
Imaginem nas potencialidades disto tanto em casa, como no escritório … ou mesmo na rua.
Este é apenas um exemplo e no Youtube poderão encontrar dezenas de outros tipos de uso diferente do Kinect … Alguns mais seguem a seguir.