A novidade da Raspberry surgiu de forma quase discreta. O seu novo modelo, o Raspberry Pi Zero foi apresentado na 5ª feira, com um preço de 5 dólares e ainda mais pequeno que as versões anteriores.
Este novo computador de bolso promete ser mais uma excelente ideia e a sua aceitação foi tal que em apenas 24 horas esgotou!
Este novo produto da Raspberry Pi Foundation está a tomar de assalto tudo e todos e o interesse parece ser tanto ou maior que o que o primeiro modelo trouxe.
Em apenas 24 horas o stock de 200.000 unidades do Raspberry Pi Zero foi esgotado. A este número somam-se ainda as 10.000 unidades que acompanharam o número de Dezembro da revista MagPi.
A principal razão para este sucesso está nas provas dadas pelos modelos anteriores, capazes de dar resposta às exigências de todos os utilizadores e também no seu preço. Por apenas 5 dólares este é um computador que qualquer um pode usar.
Claro que a escassez deste novo produto da Raspberry está a provocar uma verdadeira corrida ao mercado paralelo onde ainda pode ser comprado, se bem que a preços bem mais elevados.
Há várias unidades a serem vendidas no ebay por preços bem superiores ao que custaram, com algumas unidades a chegarem aos 70 euros.
Também estão à venda no ebay várias revistas MagPi, com preços a chegar aos 45 euros. A título de curiosidade, uma subscrição semestral desta revista tem um custo que ronda os 42 euros.
Este novo modelo distingue-se dos restantes por ser uma versão reduzida e mais barata do Raspberry Pi 1 Model A+.
Tem o mesmo SoC Broadcom, com o CPU a 1GHz e não a 70MHz, mas não tem a ligação áudio com o jack de 3,5mm e nem qualquer interface de rede.
Para além do tamanho, a sua grande diferença e razão de interesse, é sem qualquer dúvida o seu baixo preço.
Os stocks da Raspberry devem ser reestabelecidos nos próximos dias e a disponibilidade do Raspberry Pi Zero deve voltar nessa altura, com o interesse a estar ainda em alta, prevendo-se que novamente a corrida a este modelo surja.