A próxima geração de chips gráficos da Nvidia, afinal, será lançada mais tarde que o esperado.
No roadmap deste fabricante existe, a cada 2 anos, um novo lançamento. Este ano será excepção e apenas no próximo ano aparecerão as primeiras placas gráficas equipadas com o Kepler, baseado num processo de fabrico de 28nm.
De facto têm havido rumores, desentendimentos e incertezas quanto à verdadeira data de lançamento destas novas bombas gráficas. Segundo o roadmap, o desempenho por watt quase que triplica do antigo modelo Fermi para o próximo Kepler e essa evolução no desempenho será bastante bem recebida não só por entusiastas de videojogos e benchmarkers mas também pelos programadores, nomeadamente na utilização de recursos GPGPU.
Um porta-voz da Nvidia, Ken Brown, disse à Xbit Labs que o chip Kepler estará mesmo disponível este ano mas que a produção das placas gráficas não ocorrerá antes de 2012.
“Although we will have early silicon this year, Kepler-based products are actually scheduled to go into production in 2012. We wanted to clarify this so people wouldn’t expect product to be available this year,”
Segundo a DigiTimes, o atraso deve-se ao baixo rendimento de produção, pela TSMC, dos wafers de 28nm.
Da mesma forma, a seguinte geração Maxwell produzida a 22/20nm, prevista para 2013, deverá sofrer também o mesmo atraso e sairá só em 2014.
A AMD, para a próxima geração de GPUs, prevê também a introdução do processo de fabrico de 28nm mas chegarão ao mercado antes do final deste ano, portanto, primeiro que a Nvidia. [via]