Pplware

Novo Conector USB universal: especificações já conhecidas

Será reversível, permitirá velocidades de transmissão na ordem dos 10 Gbps e muitos mais!

Todos nós conhecemos certamente a tecnologia USB e os respectivos conectores. Ao tentarem ligar um conector a uma porta USB, provavelmente já vos aconteceu estarem a ligar do lado errado. Experimenta de um lado, experimenta do outro, até que lá conseguimos dar com o lado correcto.

Depois de em Dezembro de 2013 termos informado aqui que o USB 3.0 Promoter Group já tinha em fase de desenvolvimento o novo conector, hoje apresentamos as especificações oficiais.

A associação que reúne as empresas que desenvolvem o standard USB (USB 3.0 Promoter Group) deu a conhecer as especificações do conector Tipo-C.

Este terá 18 pinos, será reversível (ao estilo do Lightning da Apple) está a ser projectado para a nova geração de dispositivos que terão suporte para o standard USB 3.1, que permitirá velocidades de transmissão na ordem dos 10 Gbps. Além disso conseguirá fornecer uma potencia de 100W  para carregamento de dispositivos, incluindo portáteis (recorrendo a tecnologia USB Power Delivery)

No entanto, lamentavelmente, este conector não será retro compatível como já tínhamos informado. Este novo conector já está pronto para produção e brevemente (talvez em 2015) deverá começar a aparecer nos primeiros dispositivos.

Qual a vossa opinião sobre este novo conector?

Homepage: USB-IF’s press release (PDF)

Exit mobile version