O mercado das placas gráficas é atualmente um dos mais apelativos e cobiçados da indústria de hardware. Como tal, para além das marcas mais populares, como a Nvidia e a AMD, outros nomes começam também a surgir neste segmento.
Desta forma foi agora anunciada a Moore Threads MTTS60, a primeira placa gráfica doméstica ‘Made in China’ a chegar ao mercado.
Moore Threads MTT S60: a 1ª GPU chinesa no mercado
A empresa chinesa Moore Threads anunciou nesta quarta-feira (30) a sua primeira placa gráfica doméstica a chegar ao mercado, a MTT S60. Curiosamente a empresa, cujo nome lhe deve soar ainda estranho, foi fundada apenas em outubro de 2020, sendo que o seu CEO é Zhang Jianzhong, que é nada mais nada menos do que o ex-vice-presidente global da Nvidia e diretor geral na China.
Mas vamos então conhecer melhor esta nova máquina. A Moore Threads MTT S60 “Sudi” foi fabricada através de um processo de fabrico de 12 nm. Sabe-se que o seu chip conta com 2048 núcleos MUSA acompanhados por um moderno mecanismo de renderização gráfica, um mecanismo de multimédia inteligente, um mecanismo de aceleração de computação de IA, simulação física, quatro mecanismos de computação científica, e promete ainda um desempenho superior para os seus 6 TLOPs.
Segundo as informações, a GPU chinesa traz também uma capacidade de 8 GB de memória LPDDR4X.
Já a arquitetura gráfica MUSA (MT Unified System Architecture), é bastante multifacetada e oferece suporte para APIs OpenCL, SYCL, CUDA, DirectX, Vulcan, OpenGL e OpenGL ES. Quanto ao desempenho, será possível comparar o da MTT S60 ao de uma Nvidia GeForce GTX 1070.
Ao nível do design, vemos que a gráfica conta com uma aparência minimalista e somente uma ventoinha.
MTT S2000: a gráfica chinesa para uso profissional
A Moore Thread anunciou ainda o modelo MTT S2000, uma placa gráfica para uso profissional destinada aos data centers. Conta com 4096 núcleos MUSA e um desempenho de 12 TFLOPs. Já a sua capacidade de memória aumenta para 32 GB LPDDR4X e também foi produzida num processo de 12 nm.
O design é passivo, uma vez que é o próprio sistema que faz passar o ar pelo dissipador de calor para consequente arrefecimento.
A marca adianta que se trata da primeira GPU na tecnologia de virtualização de GPU MT Mesh 1.0 baseada em hardware, que está em conformidade com o padrão da indústria SR-IOV e pode contar com vários utilizadores virtualizados para trabalhar remotamente em cada GPU física.