A Microsoft é e será sempre conhecida pelo software que produz. Mas não nos podemos esquecer que para além desta sua vertente, a empresa de Redmond tem uma presença muito forte no hardware e que não se limita à sua consola e agora aos seus tablets Surface.
Ratos, teclados, câmaras web e outro hardware têm o selo Microsoft e são uma referência na sua área. Mas esse leque acaba de ficar ainda mais alargado com o lançamento de um novo teclado universal, dedicado para dispositivos móveis.
O Universal Mobile Keyboard é a mais recente oferta da Microsoft no campo dos teclado, tendo este uma característica única e excepcional. Este teclado foi desenhado e criado para ser usado em dispositivos móveis, sem olhar ao sistema operativo ou à dimensão do dispositivo.
Com o Universal Mobile Keyboard os utilizadores vão poder ter acesso a um verdadeiro teclado, com todas as teclas bem espaçadas e com uma utilização agradável, ao mesmo tempo que se apresenta num formato compacto e bem ajustado ao tipo de equipamentos a que se destina.
A capa do Universal Mobile Keyboard serve de suporte para os dispositivos móveis, sejam eles um smartphone ou um tablet.
Mas a grande vantagem do Universal Mobile Keyboard é mesmo estar adaptado para ser usado tanto num equipamentos com Windows, Android ou iOS. Uma simples mudança num botão do teclado muda o ambiente do mesmo e permite a utilização noutro SO diferente.
A ligação a estes dispositivos e o Universal Mobile Keyboard é feita com recurso ao Bluetooth, podendo ser associado a três dispositivos em simultâneo.
A Microsoft garante que a bateria do Universal Mobile Keyboard deverá conseguir dar aos utilizadores até seis meses de utilização.
A não existência de um touchpad, que seria uma mais valia em todos os sistemas operativos foi deixada de fora de forma propositada. A Microsoft quis criar um teclado verdadeiramente universal e o iOS não suporta a ligação de ratos, o que seria uma perda para esse equipamento.
Uma outra curiosidade é a falta de suporte para os equipamentos com Windows Phone, mas este problema está no próprio sistema operativo móvel da Microsoft, que não tem para já suporte para o protocolo Bluetooth Human Interface Device (HID) para teclados.
O preço do Universal Mobile Keyboard será o único entrave que poderá ser encontrado. Vão ser 79.95 dólares, o que é elevado para um teclado, mesmo com as capacidades que este apresenta.
O Universal Mobile Keyboard deverá chegar aos mercados Americanos e Canadiano no próximo mês de Outubro, sendo depois alargado a mais mercados de forma gradual e pouco tempo depois.
Esta é mais uma peça de hardware que a Microsoft e que mostra a sua experiência neste campo. Consegue sempre inovar e apresentar produtos de qualidade e com uma estética diferente do habitual.
O Universal Mobile Keyboard poderá ser uma excelente adição para todos os que fazem do seu tablet uma ferramenta do dia a dia, ficando assim mais completo e funcional.