O Pplware tem ao vosso dispor um serviço de ajuda, recebemos no Consultório dezenas de questões todas as semanas e tentamos sempre responder, algumas, como esta, de forma mais pormenorizada. Foram já vários os nossos leitores que solicitaram algumas informações de como conseguir o acesso ao “menu secreto” de diagnóstico da box NOS UMA.
Vamos deixar aqui a explicação para que possam, em determinados casos, executar um despiste técnico e resolver problemas que, aparentemente, poderiam exigir que solicitasse outro tipo de auxílio… e é tão simples!
Tenham sempre em atenção que estes procedimentos são seguros, quando executados com atenção.
Observação: Qualquer comportamento anómalo que possa surtir de uma ação errada, não é da responsabilidade do Pplware.
Procedimento para menu de diagnóstico:
- Desligar a box da corrente elétrica.
- Ligar a box à corrente elétrica e carregar no botão emparelhar (disponível na parte de trás da box) e no botão power (botão frontal) simultaneamente até que a box apresente uma luz laranja, conforme imagem em cima.
- Emparelhar o comando RF4CE, aguardar até que a caixa do procedimento de emparelhamento desapareça.
Nota: Das próximas vezes que entrar no menu de diagnóstico, é necessário carregar no botão na parte de trás da box para emparelhar o comando.
Procedimento de emparelhamento do comando RF4CE:
- Carregar no botão Emparelhar na parte de trás da box UMA.
- Pressionar as teclas POWER e 1 simultaneamente até a luz azul por de trás do botão power começar a piscar.
- Aguardar até que a luz azul por de trás do botão power do comando pare de piscar.
- Caso o ecrã de emparelhamento persista (no caso do menu de diagnóstico), ou não existir resposta visual ao carregar nos botões, é necessário repetir o processo de emparelhamento.
Nota: O processo de emparelhamento pode demorar algum tempo. Seguidamente deverá aparecer o menu de diagnóstico como apresentado em baixo:
Teste Automático:
Neste ecrã serão testados todos os componentes automaticamente, sendo que o único teste em que falha será apresentado no teste dos periféricos.
Restabelecimento de fábrica:
Neste ecrã são apresentadas duas entradas para restabelecer as definições de fábrica, sendo que a opção “Instalação inicial” será igual à disponível no menu Definições -> Configurações -> Configurações Técnicas -> Repor parâmetros originais da box na interface normal.
Nota: O procedimento de Full Reset encontra-se no final do artigo.
Cabo Modem:
Neste ecrã é apresentada informação sobre o modem Docsis incorporado na box.
Índice
1 – Procedimentos, Teste Automático, Configurações Técnicas, Cabo Modem
Informações sobre o produto:
Neste ecrã é apresentada informação sobre o equipamento.
Sintonização automática:
Neste ecrã é testado o sintonizador digital da box.
Painel Frontal:
Este ecrã permite testar todos os botões da box.
Hardware:
Neste ecrã é efectuado um teste aos vários componentes, assim como disponibilizada a temperatura do processador.
Periféricos:
Neste ecrã são testadas todas as entradas da box, como HDMI, Ethernet e USB.
Audio e Vídeo:
Neste ecrã será apresentada uma imagem de calibração assim como um sinal sonoro.
Índice
1 – Procedimentos, Teste Automático, Configurações Técnicas, Cabo Modem
2 – Informações sobre o produto, Sintonização automática, Painel Frontal, Hardware, Periféricos, Audio e Vídeo
Sintonização Manual:
Neste ecrã é possível testar o sintonizador de forma manual. Para tal sugiro apenas a introdução da frequência 121 Mhz, deixando todos os outros campos inalterados.
HDMI:
Neste ecrã é possível alterar a resolução do modo de diagnóstico, assim como o modo de HDCP (High-bandwidth Digital Content Protection).
Memória:
Neste ecrã é possível analisar todas as partições da box disponíveis na memória flash.
Licença:
Neste ecrã são apresentadas todas as licenças utilizadas no software do modo de diagnóstico.
Sair:
Para sair deste modo, é necessário carregar no botão voltar no ecrã inicial. Após a box reiniciar no modo normal, é necessário voltar a emparelhar o comando utilizando o procedimento de emparelhamento do comando.
Procedimento Full Reset:
- Seleccionar a opção Restabelecimento de fábrica no menu inicial
- Seleccionar a opção Restabelecimento de fábrica
- Sair do modo de diagnóstico e voltar ao modo normal da box.
- Emparelhar o comando.
- Para a box ser totalmente activada, ligar para o apoio técnico da NOS através do número 16990 e indicar o código do erro CAS69.
Índice
1 – Procedimentos, Teste Automático, Configurações Técnicas, Cabo Modem
3 – Sintonização Manual, HDMI, Memória, Licença, Sair