Conhecida por todos os smartphones de topo que tem colocado no mercado, a Huawei tem procurado diversificar a sua oferta e encontrar propostas que sejam interessantes para os consumidores.
Uma das áreas mais interessantes e onde existe espaço de crescimento é a dos portáteis. A esta oferta é já conhecida e agora finalmente chegou a Portugal o MateBook X Pro, tendo já passado pelas mãos do Pplware, que o conheceu.
Os portáteis da Huawei já são conhecidos há algum tempo, sendo máquinas que estão em várias linhas e com várias configurações. A oferta consegue suprir a maioria das necessidades, mas é no MateBook X Pro que o seu potencial máximo está presente.
Este é a máquina mais potente de todas e que reune tudo o que de melhor a marca pode oferecer, quer em termos de design quer em termos de hardware. Com uma linha sóbria e atual, consegue competir com a concorrência e até ultrapassá-la.
O seu hardware reune o que de mais rente está no mercado, dando ao utilizador prestações elevadas e uma capacidade de trabalho acima da média. É uma máquina leve, robusta e que se distingue de forma única.
Uma aposta há muito esperada em Portugal
Desde que foram apresentados os primeiros modelos da linha MateBook que se esperava que a Huawei colocasse no mercado nacional estas propostas. A marca resistiu durante algum tempo, mas era inevitável que os MateBook chegassem a Portugal.
Esse momento aconteceu agora e a marca apresentou finalmente um dos seus portáteis, tendo escolhido o que de melhor tem, o MateBook X Pro.
O que o Huawei MateBook X Pro promete
Como dissemos antes, o MateBook X Pro reune dentro do seu chassi em alumínio ultra fino um conjunto de hardware de topo. Há ainda um monitor de 13,9 polegadas, sensível ao toque, que consegue aproveitar ao máximo a área útil (91%).
Há ainda um teclado que é espartano e que tem teclas retro-iluminadas, agradável de usar e que responde de forma pronta. Abaixo encontram um touchpad de dimensões consideráveis e que garante uma utilização muito interessante.
Especificações de topo para uma máquina única
Dentro do seu chassi vamos encontrar o que de mais recente existe. Contamos com um processador i7 da Intel de 8ª geração e 8GB de RAM para dar resposta às solicitações do software e dos utilizadores, algo que é mais do que suficiente.
Há ainda uma bateria que garante aos utilizadores uma vida útil de longa duração, com a marca a dar como indicação de referência 12 horas de reprodução de vídeo. O carregamento desta bateria é rápido, o que ajuda ainda mais na sua mobilidade.
Também no campo gráfico o MateBook X Pro está bem servido. Temos presente uma placa gráfica NVIDIA GeForce MX150 com 2 GB GDDR5 e uma placa Intel UHD 620.
Huawei MateBook X Pro – Especificações
- Processador: Intel Core i7 8550U, de 8a geração
- Espessura e Peso: 14,6mm, 1,33 kg
- Ecrã: dimensão 13,9’’, resolução 3000×2000, gama de cores 100% sRGB, multi-touch
- Gráficos: NVIDIA GeForce MX150 com 2 GB GDDR5/ Intel, com grafismo UHD 620
- Armazenamento: 512GB NVMe PCLe SSD
- Memória: 8GB LPDDR3, 2133 MHz
- Bateria: 57.4 Wh (valores standard), com capacidade para 12 horas de reprodução de vídeo a 1080P
No campo do armazenamento, o MateBook X Pro tem presente um SSD maior do que é normal. Contamos com 512GB de espaço para guardar os ficheiros dos utilizadores.
Em termos de portas físicas, este portátil conta com uma porta Thunderbolt 3 USB-C, uma porta USB-C 3.1, uma porta USB 3.0 e uma porta áudio 3.5mm. Outra componente acima do normal é o campo do áudio. O MateBook X Pro tem altifalantes com efeito quadrifónico e sistema de som Dolby Atmos.
No campo do software, a Huawei focou-se na necessidade de partilha de informação e de ficheiros, tendo no Huawei Share a ferramenta ideal. Rápida e facilmente é possível ligar o MateBook X Pro a um smartphone da marca e partilhar diretamente informação.
Os pormenores que fazem toda a diferença neste portátil
Se até agora tudo aponta para que o MateBook X Pro seja uma máquina de topo, há pormenores que o elevam ainda mais e que o destacam da concorrência. O mais proeminente é mesmo a câmara web, que neste caso não está na posição normal, ou seja, na moldura do ecrã.
A Huawei inovou e criou algo completamente diferente para este equipamento. A câmara está no teclado, na linha superior de teclas, sendo retrátil. Um simples toque na tecla faz subir a câmara e outro faz a câmara desaparecer.
Há ainda a possibilidade de usar o sensor de impressões digitais para desbloquear o Windows 10, em complemento com o Windows Hello. Este sensor é rápido e direto de usar, como é normal nos equipamentos da Huawei.
Como o MateBook X Pro tem uma linha e um design discreto e elegante, alguns elementos tiveram de se retirados. Para compensar, a marca adicionou um adaptador, que ligado à porta USB-C dá rapidamente uma porta HMI, uma porta VGA e mais 2 portas USB (1x USB-C e 1x USB).
Preço e disponibilidade
O MateBook X Pro chega agora a Portugal, procurando conquistar um espaço que facilmente será seu, apenas com os argumentos que traz no seu interior. Claro que a sua linha e o seu design cativam no primeiro momento.
O MateBook X Pro tem, infelizmente, um preço que condiz com todo o que oferece. Vai estar à venda por 1699 euros e estará disponível já no dia 10 de dezembro, na loja Huawei do Colombo e nas grandes superfícies.
Agora que conhecemos o MateBook X Pro e o que ele traz, é hora do experimentar a fundo e ver o que esta excelente máquina pode oferecer. O Pplware vai analisar esta proposta da Huawei e apresentará em breve a sua análise.
Galeria de imagens