Pplware

Hoje na História dos Computadores: A origem do nome Macintosh

Hoje relembramos as origens do nome Macintosh, que tem vindo a acompanhar a Apple desde há muitos anos para cá e que deu o nome ao computador lançado pela Apple em 1984. Mas há história mais antiga.

Fique a par do que aconteceu “Hoje na História dos Computadores, uma rubrica do Pplware, onde lhe damos a conhecer notáveis eventos que ocorreram na história dos computadores e software.


1904 – John Ambrose Fleming patenteia a primeira válvula eletrónica

Neste dia, 16 de novembro, em 1904, John Fleaming Ambrose patenteava a primeira válvula eletrónica. Atualmente, pouquíssimos dispositivos eletrónicos ainda usam válvulas eletrónicas, mas na primeira metade do século 20 eram usadas em grande parte dos equipamentos eletrónicos.

Basicamente, estas válvulas controlavam a passagem de eletrões, o mesmo princípio seguido pelos largos milhões de transístores que se encontram atualmente nos processadores dos nossos computadores – passagem de corrente elétrica significa 1 e ausência de corrente elétrica significa 0.

As válvulas eletrónicas eram também usadas em rádios, televisões e telefones. À medida que os aparelhos eletrónicos começavam a tornar-se mais pequenos tornou-se claro que o transístor seria a solução ideal para substituir a válvula eletrónica.

 

1982 – Steve Jobs pede autorização para usar o nome Macintosh

A Apple é uma empresa cheia de histórias por contar e de segredos bem guardados. Mas, apesar do nome Macintosh ser agora conhecido em todo o Mundo, ele não surgiu por acaso.

Jef Raskin, funcionário número 31 da Apple e especialista em Interação Humano-Computador começou o projeto Macintosh da marca da maçã no final da década de 70. Decidiu chamar-lhe McIntosh, pois este era o nome da sua maça preferida.

No entanto, esta escolha levou a um conflito com a empresa McIntosh Laboratory, fabricante americano de equipamento de áudio. Mesmo sendo alterado para Macintosh, quando a Apple tentou registar legalmente o nome em 1982, o pedido foi recusado pois, era foneticamente parecido com a marca registada McIntosh, propriedade da empresa McIntosh Laboratory.

Por isso, a 16 de novembro de 1982, o co-fundador da Apple, Steve Jobs enviou uma carta ao presidente da McIntosh Laboratory, pedindo que o nome Macintosh fosse libertado de modo a ser usado na indústria de computadores, mais precisamente para dar o nome ao computador Macintosh.

Já estamos muito afeiçoados ao nome Macintosh. Tal como um filho, o nosso produto já tem uma personalidade bem definida.

Steve Jobs

Pouco tempo depois, o presidente da McIntosh Laboratories foi a Cupertino espreitar aquilo que a Apple estava a desenvolver mas, aconselhado pelos seus advogados, decidiu recusar o pedido de Steve Jobs.

Devido a este contratempo, a equipa de Steve Jobs considerou mudar o nome de Macintosh para MAC. No entanto, no final do mês de março de 1983, a Apple conseguiu obter os direitos do nome e em 1986 comprou a marca registada.

Apesar de, até aos dias de hoje, os detalhes do negócio com a McIntosh Laboratories permanecerem em segredo, chegou a circular a informação que a Apple terá pago 100 mil dólares pelo nome Macintosh. No entanto, de acordo com pessoas ligadas diretamente à empresa McIntosh Laboratories, este valor está longe da realidade porque o valor pago pela marca da maçã foi muito superior.

Conclusão

Estes foram dois acontecimentos que marcaram o dia de “Hoje na História dos Computadores”.

Recorde a última história:

Exit mobile version