Pplware

Ligação à Internet lenta via MEO Fibra? Desligue o IPv6!

A MEO, tal como outras operadoras, tem vindo expandir a sua rede de fibra de modo a oferecer este serviço à maioria dos seus clientes.  Aparentemente mais rápido que as ligações ADSL, até porque consegue disponibilizar 100 Mbps, a verdade é que muitos clientes têm-se vindo a queixar de uma extrema lentidão em sites como o YouTube, Facebook entre outros.

A culpa é do IPv6!…ou melhor, da latência quando o acesso é feito via IPv6. Mas a culpa não é do protocolo.

O forum reservado para os clientes da MEO tem um tópico bastante comentado relativamente à lentidão que se faz sentir quando se tem um router Technicolor TG784n v3.

Segundo as informações, quem tem este router com o firmware 10.2.1.L passa a ter conectividade IPv6 e por consequência alguma latência no aceso a sites que respondem tanto em IPv4 como IPv6 como é o caso do YouTube, entre outros.

O IPv6 é a nova versão do protocolo IP, e foi desenvolvido para suceder à actual versão (o IPv4). Como já referimos, o que motivou o desenvolvimento desta nova versão foi essencialmente a aproximação da exaustão do espaço de endereçamento e a necessidade de resolver algumas das limitações do IPv4, nomeadamente no que toca a segurança e mobilidade, e simplificar algumas das funcionalidades do protocolo IPv4.

De acordo com os testes que realizamos, fazendo um ping para o youtube, verificamos que o tempo de resposta em IPv6 é na ordem dos 60 ms enquanto em IPv4 o valor desde para os 10 ms (isto na instalação que tivemos acesso).

Como solução é possível desactivar o IPv6 no cliente ou então no próprio router.

Como desactivar o IPv6 no router?

Para quem tiver este problema basta que realizem os seguintes passos:

Passo 1) Aceder ao router via telnet (telnet 192.168.1.254)

Passo 2) Proceder à autenticação

Passo 3) Desactivar o dhcpv6 e o próprio IPv6

dhcp serverv6 config state=disabled
ip ifconfig intf=LocalNetwork ipv6=disabled
saveall

E está feito. Se por algum motivo pretenderem re-activar o IPv6 basta que usem os seguintes comandos:

dhcp serverv6 config state=enabled
ip ifconfig intf=LocalNetwork ipv6=enabled
saveall
Exit mobile version