Aproveitando o palco da CES 2019 em Las Vegas, Nevada, a Lexar acaba de nos apresentar um cartão de memória muito peculiar. Trata-se, nada mais nada menos do que o primeiro cartão SDXC com 1TB de capacidade.
O novo produto da Lexar pode impressionar pela sua capacidade mas, para os profissionais mais exigentes, deixará algo a desejar. Ainda assim, a sua velocidade máxima de escrita é de 95MB/s (classe 10).
Mais concretamente, o novo cartão de Lexar utiliza o padrão Ultra High Speed de grau 1 (UHS-I). Infelizmente não temos aqui o padrão UHS-II, notoriamente mais veloz. Ainda assim, este novo cartão SDXC será vendido ao público geral.
Ainda assim poderá utilizar o novo cartão para gravar vídeo em 4K (Ultra-HD) ou 1080p (Full-HD) a 60fps por via da regra. É igualmente capaz de suportar a captura rápida de arquivos em RAW para maior flexibilidade na edição posterior.
A Lexar já tem um cartão SDXC de 1TB
Entretanto podemos ainda recordar que foi a SanDisk a primeira a apresentar um cartão SDXC de 1TB. A efeméride teve lugar em 2016 na convenção PhotoKina mas o produto nunca chegou a ser comercializado.
Assim sendo, a Lexar será a primeira fabricante a colocar o seu produto nas prateleiras. Será o culminar de vários anos de progressos neste setor em rápida evolução.
É uma das maiores rivais da SanDisk
Aliás, recordamos ainda que o primeiro cartão SD de 1GB foi anunciado há cerca de 15 anos atrás. Agora, celebramos a chegada deste produto da Lexar cujo preço ainda não foi revelado.
Numa última nota e em conformidade com as declarações de um dos executivos da Lexar – “Caso continuemos a evoluir a este ritmo, em 2034 teremos na mão 1PT”.
Em suma, resta-nos agora aguardar pela disponibilização deste produto do mercado. E claro o mais importante, a divulgação do seu preço de venda ao público.
Via|Fonte