Se há um ano atrás a memória SSD de maior capacidade pertencia à Samsung, com 16TB, recentemente esse “recorde” foi ultrapassado pela Lenovo e Seagate.
Se a capacidade das memórias SSD era uma limitação, nos dias de hoje a falta de capacidade é apenas um mito até porque actualmente já há memórias com uma capacidade de armazenamento de 60 TB.
Tanto a Lenovo como a Seagate estão a apostar forte em memórias SSD de alta capacidade. Do lado da Lenovo a empresa apresentou uma memória SSD de 48TB enquanto a Seagate elevou o nível, tendo apresentado uma memória de 60 TB.
Ambos os dispositivos de armazenamento deverão ser bastante caros (lembra-se quando revelámos que uma drive SSD de 13 TB custava 12 mil euros?) mas oferecerão uma grande capacidade de armazenamento, terão taxas de leitura e escritas altas, serão fiáveis e, ao contrário dos discos mecânicos, são mais eficientes em termos energéticos.
No caso do SSD de 60TB da Seagate de 3,5” sabe-se que vem com interface SAS, memória 3D NAND (tipo TLC) e garante uma velocidade de leitura sequencial na ordem dos 1500MB/s e 1000MB/s ao nível da escrita. Este SSD será direcionado para o mercado dos servidores.
Segundo a própria Seagate, com 60TB é possível armazenar 400 milhões de fotografias e 12 000 vídeos. A empresa releva ainda que poderá em breve atingir os 100 TB num único SSD.