Pplware

Japan Industrial Partners (JIP) compra a Toshiba por 15,3 mil milhões de dólares

A Toshiba deixou de estar sob as luzes da ribalta, há já algum tempo. Agora, a Japan Industrial Partners (JIP) anunciou a compra do conglomerado japonês por 15,3 mil milhões de dólares.


De acordo com informações publicadas pela Nikkei Asia, o conselho de administração da Toshiba aprovou a oferta pública de aquisição do conglomerado japonês, liderada pela empresa de gestão de investimentos Japan Industrial Partners.

A primeira oferta formal de aquisição pela Japan Industrial Partners foi apresentada no ano passado. Hoje, segundo Travis Lundy, da Quiddity Advisors, chegam ao fim “meses de incerteza sobre se um negócio estava a chegar”, e “anos de confusão quanto ao entendimento do conselho de administração sobre o preço certo”.

Até agora, os membros do conselho de administração da Toshiba não tinham tomado uma decisão definitiva, uma vez que alguns deles não estavam satisfeitos com a oferta da Japan Industrial Partners. Contudo, o momento parece ter chegado e o valor fixado para a venda da empresa foi calculado em 15,3 mil milhões de dólares.

Além da Japan Industrial Partners, também 17 empresas japonesas – incluindo a Orix, a Rohm e a Chubu Electric Power -, seis instituições financeiras nacionais e outros investidores estrangeiros deterão participação na entidade a ser estabelecida para a aquisição.

Conforme recordado pela Nikkei Asia, em 2015, a Toshiba mergulhou numa crise financeira, na sequência de irregularidades em matéria de contabilidade.

Exit mobile version