Pplware

Intel apresenta os novos processadores Broadwell-U

Será que estes processadores serão um flop? Saiba porquê!

Com um volume recorde de vendas em 2014, a Intel continua a apostar forte na evolução dos processadores e também nalgumas áreas que o próprio mercado das tecnologias já considerava obsoletas (ex. mercado dos PCs).

Em plena CES 2015, a Intel deu a conhecer (com atraso de meses) os novos processadores Broadwell-U – a quinta geração dos processadores Core – concebidos para portáteis, híbridos, ultrabooks, Chromebooks, 2 em 1, AIOs e também mini-PCs.

A Intel apresentou nada mais que catorze modelos distintos Broadwell-U, Core i7, Core i5, Core i3, Pentium e Celeron. Dez dos processadores têm um TDP (Thermal Design Power) de 15W com gráfica Intel HD. Os restantes quatro têm um TDP de 28W e vêm com gráfica Intel Iris PRO.

Os chips de quinta geração seguem o mesmo desenho dos de quarta geração (Haswell) mas são produzidos através de um novo processo de fabricação de 14 nanómetros.

De referir ainda que os chips de quinta geração garantem melhor performance ao nível gráfico 3D, conversão de vídeos mais rápida e também uma melhor autonomia das baterias.

Têm ainda 1.3 mil milhões de transístores (um incremento de 35% comparativamente aos Haswell) e são também 37% mais pequenos.

Todos os modelos Core Broadwell-U incluem CPU, GPU e controladora de memória no mesmo chip, com dois núcleos e quatro threads de processamento nativo com Hyper-Threading, com frequências de trabalho distintas.

Aqui ficam todos os detalhes dos modelos anunciados

Modelos Core i5 e i7 (15W)

Modelos Core i3, Pentium e Celeron (15W)

Modelos Core i7, i5 e i3 (28W)

Apesar destes novos processadores Broadwell-U serem uma boa notícia, os fabricantes de PCs ficam numa posição de dúvida, uma vez que, de acordo com Kirk Skaugen, vice-presidente sénior e director-geral do grupo PC Client da Intel, no segundo semestre de 2015 deverá chegar o Intel Skylake, que terá uma nova arquitectura.

Via Intel

Exit mobile version