Pplware

História dos Computadores: Computador eleito “máquina do ano”

Hoje relembramos o dia em que, pela primeira vez, o computador foi reconhecido ao nível mundial como a máquina que mudou o rumo da humanidade. Também a 26 de dezembro, o pioneiro dos computadores, Charles Babbage, celebrava o seu aniversário.

Fique a par do que aconteceu “Hoje na História dos Computadores”, uma rubrica do Pplware, onde lhe damos a conhecer notáveis eventos que ocorreram na história dos computadores e na programação envolvida.


1791 – Nascia Charles Babbage

Charles Babbage nasceu em Londres e era filho de um banqueiro rico. Rapidamente tornou-se numa figura conhecida e importante dentro do círculo social londrino e científico.

Em 1821, Babbage desenvolveu a Máquina Diferencial, cujo objetivo principal passava por calcular enormes tabelas de números sem a intervenção do ser humano, de modo a reduzir a probabilidade de erro. No entanto, esta sua primeira invenção não foi suficiente para impressionar os financiadores do projeto e Charles Babbage deixou de trabalhar nela.

Em 1834, Babbage começou a desenvolver algo ainda mais ambicioso, a Máquina Analítica, que é hoje referenciada com o primeiro computador programável de propósito geral. De qualquer modo, o inventor britânico não foi capaz de terminar o desenvolvimento de nenhuma das suas máquinas enquanto ainda era vivo.

100 anos depois, em 1985, o diretor do Museu da Ciência de Londres da altura, Dr. Doron Swade, encontrou os desenhos e anotações de ambas as máquinas de Babbage e mandou-as fabricar de acordo com os papeis encontrados. Incrivelmente, funcionaram à primeira e da forma como Babbage as tinha imaginado.

Os esforços e contribuições de Charles Babbage foram tremendamente importantes e ajudaram as gerações futuras a desenvolver todas as tecnologias que utilizamos hoje.


Leia também: Charles Babbage – O pioneiro dos computadores

 

1982 – O Computador é a “Máquina do Ano”

A 26 de dezembro de 1982, a Revista Time atribuiu o prémio de “Homem do Ano” ao computador pessoal chamando-lhe “Máquina do Ano”. Deste modo, o computador tornou-se o primeiro não ser humano a ganhar este prémio desde a sua criação em 1927.

No célebre artigo, “The Computer Moves In”, o computador pessoal foi descrito como a maior influência para o bem ou para o mal. Deste modo, foi reconhecido que as capacidades do computador na mão do homem são infinitas e, a partir do momento em que os computadores começaram a ser capazes de comunicar entre si, passou a ser possível aceder a bases de dados e enviar e-mails.

 

Em 1982, o computador venceu outros fortes candidatos ao prémio da Time, como por exemplo, o presidente dos EUA Ronald Reagan.

Existem ocasiões em que a maior força do ano não é um indivíduo, mas sim um processo, e o seu reconhecimento por toda a sociedade que muda o estado das coisas.

Revista Time

Em 1980, 724 mil computadores pessoais foram vendidos só nos Estados Unidos e no ano seguinte esse número duplicou para mais de 1,4 milhões.

Sem dúvida, o computador pessoal veio revolucionar a maneira como negociamos, trabalhamos e gerimos a nossa vida pessoal.


Leia a última História:
Exit mobile version