Pplware

GeForce RTX 4090 da Nvidia pode ter o dobro do desempenho da RTX 3090

Não é novidade que a Nvidia é a maior fabricante de placas gráficas do mundo, e os seus mais recentes produtos vieram apenas reforçar isso mesmo. A atual linha GeForce RTX 30 trouxe um novo poder gráfico aos computadores, quer desktops, quer portáteis. Apenas a escassez de stock não permitiu a que mais gamers pudessem usufruir destas máquinas.

Mas os recentes rumores da indústria indicam que a próxima GPU GeForce RTX 4090 terá o dobro do desempenho da atual topo de gama RTX 3090. E tudo graças à fabricante TSMC.


RTX 4090 pode ter o dobro do desempenho da RTX 3090

A Nvidia anunciou as suas placas gráficas GeForce RTX 3070, RTX 3080 e RTX 3090 em setembro de 2020. O modelo topo de gama é então a RTX 3090, que foi lançada a 24 de setembro por um preço recomendado de 1.499 dólares. A gráfica é conhecida como “BFGPU” – Big Ferocious GPU e traz 24 GB de memória GDDR6X.

No entanto, os rumores mais recentes indicam que a TSMC está por detrás do desenvolvimento das GPUs da próxima geração da Nvidia. A taiwanesa estará então responsável pelos chips da arquitetura Ada Lovelace, os sucessores da Ampere. Estes chips devem assim corresponder à nova linha GeForce RTX 40.

A atual linha GeForce RTX 30 é construída através de chips de 8nm fabricados pela Samsung. Mas a adoção do processo de fabrico de 5nm da TSMC não deve surpreender os mais atentos. Trata-se de uma litografia mais avançada que poderá resolver algumas lacunas atuais, especialmente relativas aos problemas de consumo.

As informações apontam para que a gama Nvidia GeForce RTX 40 seja anunciada no quatro trimestre de 2022 ou no primeiro de 2023. E esta data corresponde à altura em que, supostamente, a fabricante também lançará a sua gama RTX 30 SUPER para computadores portáteis.

Para além disso é ainda indicado que a nova arquitetura Ada Lovelace, com o auxílio da litografia de 5nm da TSMC vai permitir duplicar o desempenho da gráfica GeForce RTX 4090 em relação à RTX 3090.

Exit mobile version