…a concorrente da Apple TV, ChromeCast e Roku
As boxes para Streaming de conteúdos parece estar na moda. Depois AppleTV, Chomecast da Google e Roku 3, está a partir de ontem disponível a FireTV – a poderosa set-top-box da gigante Amazon.
O equipamento tem um formato idêntico à Apple TV, custa apenas 99 dólares (cerca de 70€) e traz um conjunto de características muito interessantes que fazem deste novo equipamento, o melhor do segmento.
A FireTV é um equipamento capaz de transformar uma TV numa SmarTV. Este pequeno equipamento tem a capacidade de fazer streaming de vídeos (nos formatos H.263, H.264, MPEG4-SP e VC1), reproduzir audio e também poder ser usada com consola de jogos.
Especificações técnicas
Como referido, a FireTV tem as melhores especificações comparativamente aos equipamento da concorrência, e a Amazon já referiu que este equipamento é 3x mais rápido que a Apple TV da Apple. . Dentro da pequena caixa de 115 × 115 × 17,5 mm e 281 gramas podemos encontrar:
- Qualcomm Snapdragon S4 Pro (APQ8064), Quad-core a 1,7 GHz
- 2 GB de memória RAM
- 8GB de memória de armazenamento
- GPU Adreno 320
Além das características referidas, a FireTV tem uma interface HDMI (suporte para 1080p), áudio Dolby Digital Plus, interface USB 2.0, Bluetooth 4.0 e suporte para redes wired (10/100) e wireless (802.11n). Ao nível do sistema operativo, a FireTV vem com o popular Android.
Tabela comparativa: FireTV, Roku3, AppleTV, Chromecast
Outra das funcionalidades interessantes da box é a possibilidade de podermos enviar comandos por voz, uma vez que existe um microfone integrado no controlo remoto que vem com a própria FireTV. Para o controlo parental, a FireTV traz o Free Time.
A par do lançamento da FireTV, a Amazon lançou também o Fire Game Controller para os jogos. A empresa informou que estabeleceu já parceria com a Disney, Gameloft, EA, 2K, Ubisoft, Sega, DoubleFine e TellTaleGames. Durante a apresentação foi realizada uma demonstração de uma versão personalizada do Minecraft para FireTV.
Quem adquirir a FireTV poderá desfrutar de um mês gratuito do serviço Netflix e Amazon Prime. Actualmente ainda não há informação sobre preços para outros países além dos Estado Unidos.