Quando um utilizador necessita de comprar um disco rígido, o factor “capacidade de armazenamento”, é sem dúvida o parâmetro que mais pesa na hora da decisão… mas a marca é também importante. Mas afinal qual a marca que nos poderá dar mais garantias de fiabilidade?
A Backblaze disponibilizou recentemente mais um relatório de fiabilidade (relativo ao segundo trimestre), do qual fizeram parte 68813 discos rígidos. QUal o modelo mais fiável?
Mais um trimestre e mais um relatório da empresa na área do alojamento na cloud Backblaze. A empresa revelou que vai apostar mais em discos de 8TB até porque estes têm sido bastante fiáveis.
Taxa de falhas
Como podemos ver pela tabela seguinte, onde estão as informações de 18 modelos de discos, podemos ver facilmente que o modelo Seagate ST4000DM000 continua a ser o que apresenta mais falhas (228 unidades avariadas) seguido do HGST HDS722020ALA330 de 2TB com 20 unidades avariadas.
No entanto,se avaliarmos num período anual e aplicarmos a fórmula ((Failures)/(Drive Days/365)) * 100, o modelo ST4000DX000 é o que apresenta uma taxa mais elevada de falhas.
Os discos que não apresentaram avarias foram o HGST de 8TB e o Toshiba de 4TB, logo estes podem ser considerados os mais fiáveis. Há outros modelos que apresentam uma taxa de falhas muito pequena como por exemplo o HGST HMS5C4040ALE640 com uma taxa de 0,11%, o HGST HDS5C4040ALE630 de 4TB ou o HGST HMS5C4040BLE640. No geral os discos da HGST (ex Hitachi Global Storage Technologies) são bastante fiáveis.
Neste momento a Backblaze tem mais de 250 Petabytes de informação armazenada, um valor que tem vindo a crescer de forma exponencial e claro, cada vez mais a fiabilidade dos discos é uma característica muito importante.
Estes dados referem-se ao uso das unidades de armazenamento num Centro de Dados. Obviamente que cada caso é um caso, mas estes dados têm uma amostra que poderemos considerar bastante significativa. Consulte aqui o relatório relativo ao segundo trimestre.