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Especificações da nova consola next-gen da Microsoft reveladas

A poucos meses do lançamento da nova consola next-gen da Microsoft, chegam-nos revelações sobre o que virá a público. A expectativa do mercado é de uma consola com a tecnologia mais recente e capaz de garantir uma melhor performance. A Microsoft não abre muito o leque, mas há algumas informações deliciosas.

A confirmarem-se as relevações no papel, a consola não vai desiludir. Interessado em saber mais?


Nova consola de jogos Microsoft vai “comer monstros ao pequeno-almoço”

Conforme podemos perceber num artigo lançado recentemente, a Microsoft não conseguiu conter as novidades sobre a nova consola Xbox. Durante a revelação feita na E3 deste ano, Kareem Choudry, vice-presidente corporativo da Xbox, afirmou que a Scarlett conseguiria “comer monstros ao pequeno-almoço”, algo que parece agora confirmar-se.

Segundo fontes externas, a consola tradicional terá o dobro de FLOPS do que a sua antecessora Xbox One X. Assim, a denominada Xbox Anaconda, fará uso de uma GPU Navi de 12 Teraflops da AMD. A sua antecessora tinha uma arquitetura com apenas 6 Teraflops.

Estes FLOPS, sem entrar em termos demasiado técnicos, não são mais que uma unidade que permite calcular o número de cálculos complexos que a unidade gráfica consegue processar por segundo.

Em termos de memória, a mesma também sofreu alterações. Agora, está preparada para ser expandida para 16 gigas face aos anteriores 12 gigas utilizados na versão anterior. 13 gigas serão utilizados para o processamento dos jogos enquanto os restantes estarão presumivelmente reservados para utilização do sistema operativo.

Já ao nível do processador é onde a Scarlett parece ter recebido o maior salto em termos de performance. Assim, espera-se que a nova consola venha equipada com um octa-core com uma velocidade de 3.5 GHz face aos 2.3 Ghz da Xbox One X.

Por fim, outro dos pontos que sofreu melhorias foi a implementação da tecnologia proprietária NVMe para a unidade de armazenamento. Esta aplicação permite reduzir drasticamente as velocidades de carga através do uso deste tipo de SSD. Segundo informações avançadas, jogos com tempos de carregamento até 1 minuto poderão ser reduzidos a meros segundos.

Scarlett… a versão de entrada também está prevista?

Também voltou a ser referida a intenção da Microsoft trazer ao mercado uma versão mais básica da Scarlett. Esta é conhecida atualmente com o nome de código Lockhart.

Esta versão de entrada da consola tem o objetivo de trazer ao mercado uma alternativa mais barata. Claro que para isso tem de se fazer cedências no que se refere ao hardware aplicado de forma a reduzir o seu custo de produção.

A Lockhart parece pronta para ser equipada com o mesmo processador do sistema Scarlett, contudo no que se refere à GPU, é onde o sistema recebe o maior corte, tendo disponível uma gráfica mais modesta de 4 Teraflops contrariamente à bem superior GPU de 12 Teraflops da versão tradicional.

É importante referir que apesar das especificações mais baixas, uma comparação apenas entre os FLOPS não transmite a total veracidade do poder desta versão de entrada. Segundo a Microsoft existem diversas otimizações que poderão ser efetuadas nesta nova geração de consolas para retirar o máximo desempenho, como é o caso do ray-tracing.

Portanto, estes melhoramentos garantirão uma performance geral melhor que a Xbox One X mesmo com especificações substancialmente mais reduzidas.

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