Pplware

Discos SSD são mais confiáveis do que os HDD para servidores, diz relatório

Cada vez mais os discos SSD se têm tornado populares no segmento hardware, comparativamente aos HDD. E volta e meia surgem novos estudos que nos mostram as tendências atuais neste mercado e os dados mais recentes concluidos nalguns estudos.

Assim, há agora uma nova pesquisa que indica que os discos SSD são mais confiáveis do que os HDD no que respeita a servidores.


SSDs são mais confiáveis do que os HDDs em servidores

Um recente relatório desenvolvido pela empresa Backblaze, conhecida também por várias pesquisas neste setor, volta a pôr na baila a questão que praticamente todos os anos se coloca, nomeadamente se são os discos SSD ou os HDD os mais confiáveis. E os mais recentes resultados, vindos da análise ao panorama do segundo trimestre de 2022, indicam que os SSDs parecem ser mais confiáveis do que os discos rígidos tradicionais, nomeadamente em servidores.

Ao longo de 5 anos de observação, a empresa indica que as taxas de falhas anuais dos SSDs são muito mais baixas do que as dos HDDs. E para estas conclusões, o relatório compilou os dados de 2.558 discos SSD utilizados nos servidores da sua empresa.

O gráfico abaixo mostra a taxa anual de falhas (AFR) de ambos os discos ao longo dos anos. Podemos ver que nos primeiros quatro anos, ambos os discos apresentavam uma curva de falhas semelhante. Mas, no quinto ano, a taxa de falhas dos HDDs aumentou significativamente para 3,55% (+1,72% face ao quarto ano), enquanto que a dos SSDs foi de 0,92%, baixando até 0,13 pontos percentuais comparativamente ao ano anterior.

Já noutras alturas, a Backblaze divulgou outras pesquisas onde as vantagens recaem sobretudo para os SSD. Mas a empresa vai continuar a analisar o estado da arte deste mercado, sendo que um dos objetivos é tentar determinar se os SSDs e os HDDs continuam a funcionar corretamente ao longo dos anos.

Pode ler o relatório completo aqui.

Leia também:

Exit mobile version