Pplware

Discos Rígidos: Quais os modelos mais fiáveis?

Apesar de toda a popularidade das drives SSD, os discos mecânicos continuam a ser a escolha acertada para quem necessita de grandes capacidades de armazenamento.

Se há um ano os discos da HGST eram os mais fiáveis, segundo a Backblaze, será que os novos resultados são favoráveis a esta marca?


Quando um utilizador necessita de comprar um disco rígido, o fator “capacidade de armazenamento” é sem dúvida o parâmetro que mais pesa na hora da decisão… mas a marca é também importante. Qual a marca que nos poderá dar mais garantias de fiabilidade?

Segundo um relatório recente da Backblaze, a empresa tinha no final de março 84469 discos operacionais sendo que 1800 são usados simplesmente para boot e 82669 são usados para guardar informação.

Para este estudo a empresa apenas considerou 82 516 discos, que estão organizados em 17 modelos diferentes como mostra a tabela seguinte, com capacidades entre os 3 e os 8 TB.  

Como podemos ver, há marcas (como por exemplo a Toshiba, a WDC e HGST) que têm modelos cuja taxa anual de falhas é 0%. Já o modelo ST4000DX000 da Seagate apresentou uma elevada percentagem de falhas (35,88%). De referir que a empresa apenas tem 170 unidades deste modelo.

Este dados referem-se ao uso das unidades de armazenamento em Datacenters. Obviamente que cada caso é um caso, mas estes dados têm uma amostra que poderemos considerar significativa. 

Qual é a marca actual do seu disco? Qual a sua marca de discos preferida?
Exit mobile version