Apesar de toda a popularidade das drives SSD, os discos mecânicos continuam a ser a escolha acertada para quem necessita de grandes capacidades de armazenamento.
Se há um ano os discos da HGST eram os mais fiáveis, segundo a Backblaze, será que os novos resultados são favoráveis a esta marca?
Quando um utilizador necessita de comprar um disco rígido, o fator “capacidade de armazenamento” é sem dúvida o parâmetro que mais pesa na hora da decisão… mas a marca é também importante. Qual a marca que nos poderá dar mais garantias de fiabilidade?
Segundo um relatório recente da Backblaze, a empresa tinha no final de março 84469 discos operacionais sendo que 1800 são usados simplesmente para boot e 82669 são usados para guardar informação.
Para este estudo a empresa apenas considerou 82 516 discos, que estão organizados em 17 modelos diferentes como mostra a tabela seguinte, com capacidades entre os 3 e os 8 TB.
Como podemos ver, há marcas (como por exemplo a Toshiba, a WDC e HGST) que têm modelos cuja taxa anual de falhas é 0%. Já o modelo ST4000DX000 da Seagate apresentou uma elevada percentagem de falhas (35,88%). De referir que a empresa apenas tem 170 unidades deste modelo.
Este dados referem-se ao uso das unidades de armazenamento em Datacenters. Obviamente que cada caso é um caso, mas estes dados têm uma amostra que poderemos considerar significativa.