Quando um utilizador necessita de comprar um disco rígido, o factor “capacidade de armazenamento”, é sem dúvida o parâmetro que mais pesa na hora da decisão… mas a marca é também importante. Mas afinal qual a marca que nos poderá dar mais garantias de fiabilidade?
A Backblaze disponibilizou recentemente um relatório de fiabilidade, do qual fizeram parte 61590 discos rígidos que foram usados durante mil milhões de horas. Conheça qual a marca mais fiável.
Passado mais um trimestre, a Backblaze (empresa na área do alojamento na cloud) disponibilizou recentemente um relatório sobre a fiabilidade dos 61.590 discos rígidos em uso. No final de 2015 a Backblaze tinha 56.224 discos com dados de clientes. De salientar que no início de 2015 a empresa “apenas” tinha 39.690 unidades.
Quais os discos que mais falharam (durante 1º trimestre de 2016)?
A tabela seguinte mostra as estatísticas dos 18 modelos de discos usados pela empresa durante o primeiro trimestre de 2016. Como podemos ver, os Seagate ST4000DM000 são os que mais falharam, tendo avariado 198 unidades. Segue-se o HGST de 2TB, com 19 unidades avariadas e na terceira posição o modelo HMS5C404ALE640, com 10 unidades avariadas.
Horas em serviço por modelo
Mil milhões de horas é a soma total de todas as unidades de armazenamento usadas no centro de dados da Backblaze. A tabela seguinte mostra as horas de serviço por modelo. Como podemos ver, o Seagate, modelo ST4000DM000, apesar de ter sido o que registou mais falhas no primeiro trimestre de 2016, é o modelo que garantiu mais horas de serviço. Na última posição está a Toshiba, com o modelo MD04ABA500V.
Horas em serviço por marca
Mais uma vez, a HGST (ex-Hitachi Global Storage Technologies) é a marca mais fiável ao nível dos discos rígidos, tendo em conta o número de horas em serviço.
Como podemos ver pelo gráfico seguinte, a HGST tem um registo de fiabilidade na ordem dos 51%. Segue-se a Seagate com 45,3% e a WD com 3,4%. A Toshiba, é de todas, a marca menos fiável segundo o relatório da Backblaze.
Taxa de falhas por marca
A tabela seguinte mostra a taxa de falhas por marca. Em traços gerais as marcas mais usadas são a HGST e a Seagate.
Como podemos ver, a HGST continua a ser a marca mais fiável, tendo registado este ano uma taxa de falha de 1,03% nos 22.731 discos em uso desta marca. A WD é a marca com pior registo. Actualmente, a empresa usa apenas 1691 discos desta marca e a taxa de falhas é de 6,55%.
Estes dados referem-se ao uso das unidades de armazenamento num Centro de Dados. Obviamente que cada caso é um caso, mas estes dados têm uma amostra que poderemos considerar bastante significativa. Consulte aqui o relatório de 2015.