O segmento dos mini-PCs continua imparável! Desde há uns tempos para cá, são apresentados equipamentos mais potentes, robustos e com um nível de performance comparável aos desktops. No Pplware temos acompanhado de perto os mini PCs que têm aparecido no mercado e, depois de darmos a conhecer o projecto Raspberry Pi, Cotton Candy, AllWinner A10 MK802, Chromebox e VIA Technologies, o MintBox, Mele a1000, Diablotek U310, entre outros, hoje vamos conhecer o CuBox, um PC super potente que cabe na nossa mão.
O projecto CuBox, pertencente à empresa isrealita Solid-Run, marca presença no segmento dos mini-PCs oferecendo um super mini computador ao qual deu o nome de CuBox (Cube + Box), capaz de realizar as mais diversas funções.
O CuBox vem numa caixa cúbica, e tem um baixo consumo energético (menos de 3W), ideal para criar um sistema multimédia, como por exemplo, um Media Center, set-top-box, NAS, etc.
O CuBox traz integrado um processador ARM Marvell v7 Armada a 800 Mhz, 1 GB de memória RAM DDR3 e uma GPU com suporte para OpenGL. Além disso, traz também suporte para uma interface RJ45, 2 portas USB, eSata, porta microUSB, interface HDMI, suporte para cartões microSD e receptor infravermelho.
Resumo das características técnicas
- Processador: ARMv7 a 800 Mhz
- RAM: 1GByte
- Rede: 1 placa de rede a gigabit (10/100/1000 Ethernet)
- 2 portas USB
- 1 porta HDMI
- Áudio: 1 Optical SPDIF Output
- Vídeo Output:
- Full-HD a 1080p60
- Vídeo Codec
- HD – H.264 HP@L4.1, VC-1 AP@L3, WMV 9 MP@HL , MPEG- 2 MP@HL, MPEG-4 ASP, DivX, Xvid
- Suporte para cartões MicroSD
- Interface Infravermelhos
- Input Power: 5mm/2.1mm DC Jack
- Dimensões: 55mm x 55mm x 42mm
- Sistemas operativos suportados: Linux 3.x e Android 2.2
Veja todas as características aqui
O CuBOX é mais um a juntar aos muitos mini PCs que estão já disponíveis aos utilizadores. O equipamento custa cerca de 100€, e traz já incluído um cartão microSD com o Ubuntu pré-instalado, e o respectivo transformador.
Qual a vossa opinião deste mini-PC, comparando com os já apresentados?