O segmento da Internet das Coisas (IoT – Internet of Things) continua a crescer! Apesar da segurança deste tipo de sistemas não ser o foco durante a implementação, é fundamental que se definam estratégias para proteger os sistemas e toda a informação gerada.
Um dos sistemas operativos mais antigos para o segmento da Internet das Coisas é o Contiki OS! Vamos conhecer as funcionalidades.
O Contiki OS é um sistema operativo de código aberto para a Internet das Coisas. O Contiki permite ligar à Internet microcontroladores de baixo custo e também de baixo consumo energético.
Características do Contiki OS
- Suporte dos standards da Internet (Full IP Networking)
- Desenvolvimento rápido
- Suporte para um vasto leque de hardware – ver aqui
- Muito eficiente em termos energéticos
- Alocação de memória eficiente
- Possibilidade de criar redes Mesh
- Seguro
- …entre outras funcionalidades – ver aqui.
Simulador Cooja
Além da instalação direta no hardware, o Contiki OS pode ser executado através de um simulador. Toda a documentação sobre este projeto pode ser encontrada aqui.
Na prática o utilizador apenas tem de fazer download do Instant Contiki, executá-lo via VMWare e depois proceder à simulação do nós sensores.
O Contiki é um sistema muito usado por académicos, para criação de redes sem fios e mesh entre sensores. Se trabalham na área da rede de sensores, certamente que já ouviram falar deste projeto. Se conhecerem outros sistemas, deixem sugestões nos comentários.