No âmbito de uma operação de fiscalização, a GNR de Viseu apreendeu, no dia 12 de Setembro, um aparelho que servia para detectar radares e que se encontrava instalado num veículo ligeiro de passageiros, que circulava na A25, na zona de Chãs de Tavares.
A informação foi publicada no próprio site da GNR e revela que um condutor foi apanhado na A25 com um detector de radares instalado no carro.
Segundo a própria GNR, a instalação e utilização de quaisquer aparelhos, dispositivos ou produtos suscetíveis de revelar a presença ou perturbar o funcionamento de aparelhos destinados à detecção ou registo das infrações, é sancionado nos termos do código da estrada com uma coima de 500 a 2 500 euros e com a perda dos objetos.
Nas estradas Portuguesas existem 18 radares fixos (16 na CRIL e 2 na A25, em Viseu). Além desses os condutores têm também de contar com os radares móveis usados pela GNR e PSP e mais recentemente com o novo o Sistema Nacional de Controlo de Velocidade (SINCRO) do qual fazem parte 30 radares.