Os computadores quânticos ainda estão numa fase inicial do seu desenvolvimento. Apesar disso, várias empresas do ramo tecnológico, nomeadamente a IBM e a Google, já estão há alguns anos a fazer investigação nesta área.
A IBM anunciou grandes progressos naquela que é a corrida pelo computador quântico mais poderoso. Dario Gil, líder da divisão de computadores quânticos e inteligência artificial da IBM, anunciou que a empresa foi capaz de construir o primeiro computador quântico que usa 50 bits quânticos, também conhecidos por Qubits.
O que são Qubits?
Os Qubits são a unidade básica de informação nos computadores quânticos. Ao contrário dos computadores tradicionais, que tratam a informação como sendo 0 ou 1, os Qubits tiram partido das particularidades do mundo quântico e, desta forma, podem ser uma combinação de 0 e 1 ao mesmo tempo.
É esta aleatoriamente e a capacidade das partículas de estar em mais do que um estado ao mesmo tempo, que permite aos computadores quânticos realizar operações mais rapidamente que os computadores tradicionais.
O que significa este notável progresso?
Os rápidos avanços na área da computação quântica são vitais para que, em breve, a informação possa ser processada de uma forma mais rápida de modo a permitir resolver problemas do mundo real para os quais, neste momento, ainda não foi possível encontrar solução.
A IBM também já produziu um computador quântico com 20 Qubits. No entanto, a adição destes Qubits mostram que a empresa está empenhada em criar computadores quânticos cada vez mais rápidos.
Deste modo, os mais recentes avanços na área da computação quântica indicam que estes computadores possuem verdadeiro potencial e, em breve, irão abrir muitas portas em várias áreas, nomeadamente na química, permitindo aos cientistas construir modelos moleculares detalhados, otimização e inteligência artificial.
Conclusão
Os computadores quânticos não vêm substituir as máquinas que hoje utilizamos pois, para além de serem extremamente difíceis de construir, são ainda mais difíceis de manter devido às propriedades quânticas que devem ser preservadas.
Mesmo assim, devemos saborear este período da história do computador quântico pois, estamos a presenciar uma verdadeira transformação da computação.