Pplware

Quer comprar um router? Saiba o que deve ter em conta

Ao comprar um router, há um conjunto de fatores que devemos ter em consideração, e como tal, é importante conhecer algumas diferenças importantes entre eles. Neste artigo iremos explicar alguns pormenores a ter em conta para uma melhor decisão aquando da compra.

De salientar que a matéria abordada diz respeito ao meio de transferência entre router e dispositivos, não da velocidade de Internet fornecida pelas operadoras.


Alguns utilizadores optam por comprar um router, entre muitas outras razões, pelo facto do fornecido pela operadora ter mau desempenho, má propagação do sinal wireless, não ser Gigabit, com poucas opções de configuração/personalização, etc.

Assim, com a compra de um novo equipamento, o utilizador passa a ter maior liberdade de configuração e, consoante as suas caraterísticas, melhor performance.

À primeira vista, todos os routers Wi-Fi podem parecer muito idênticos. A verdade é que existem centenas de modelos diferentes, cada um com os seus atributos e caraterísticas próprias.

Velocidades, bandas, antenas e alcance

Os routers Wi-Fi podem operar nas duas bandas: 2,4 GHz ou 5 GHz. A maior diferença entre eles diz respeito à velocidade de transferência e ao alcance que conseguem atingir na propagação do sinal. Em condições ideais, a banda 2,4 GHz suporta até 450 Mbps ou 600 Mbps, dependendo da classe do router. A banda 5 GHz suporta até 1300 Mbps, com wave 2.

Para entender um pouco acerca do significado das velocidades, e sabendo que:

Conversão

Então, vamos perceber como converter, utilizando para o exemplo o valor 600:

Através destes cálculos, podemos perceber que com velocidades de transferência de 4,8 Gbps é possível transferir um volume de dados de 600 MB/s, e com 600 Mbps é possível transferir 75 MB/s. Assim tem-se uma melhor perspetiva sobre o peso das velocidades.

Em relação às bandas Wi-Fi de 2,4 GHz e 5 GHz, existem diferenças entre elas:

Isto significa que o ideal será adquirir um router que suporte ambos os espectros ativos em simultâneo. No que diz respeito ao alcance, ele é determinado pela combinação de três fatores, o número de antenas do router, o espectro e o padrão utilizado, isto, claro, não considerando as interferencias (considerando um cenário perfeito). Ao comprar escolha um com pelo menos duas antenas, sendo preferencial três se tiver muitos equipamentos ligados na rede sem fios. Quantas mais antenas, mais pontos de transmissão e receção de sinal. Desengane-se se acha que muitas antenas é sinónimo de maior alcance.

Tentando ser breve, para um maior alcance deve apostar numa antena com maior dBi (decibéis isotrópicos). Se vive numa casa de dois andares, uma antena de 2 dBi é melhor que uma de 5 dBi, isto porque as ondas conseguirão subir com maior facilidade. Caso seja num ambiente plano, uma antena de alto dBi é sempre melhor.

Pode saber mais neste nosso artigo sobre a potência das antenas Wireless.

A norma 802.11 tem sido atualizada ao longo dos anos, tendo a última agregado as adendas iniciais, tendo dado origem à norma 802.11 [2012] . Por exemplo, a norma 802.11ac é já uma adenda a esta norma.

Para eventuais esclarecimentos, já aqui a tecnologia MU-MIMO e aqui sobre a norma 802.11ac Wave 2. No entanto, é importante esclarecer que Wave 1 e Wave 2 não são tecnologias, mas sim mero marketing. Entendam-se 1ª e 2ª gerações.

Nota: De modo a evitar qualquer mal-entendido, os valores de alcance são exemplificativos e aproximados, tendo em conta os muitos fatores existentes que condicionam o mesmo.

Vejamos, por exemplo, como o router D-Link AC3200 Tri-Band consegue atingir velocidades de 3,2Gbps. Ora, basicamente, é como se possuísse 3 routers num só, em que a banda de 2,4 GHz trata da navegação Web, Skype, impressão partilhada, e a banda de 5 GHz, trata do streaming de multimédia HD, múltiplos dispositivos e jogo online.

Uma vez conhecidos os principais padrões, o mais atual é o 802.11ac. Deve tomar em conta o seguinte, imagine-se com um router com esta norma e um outro dispositivo com uma norma abaixo, por exemplo 802.11n. A velocidade máxima de transferência que vai obter é sempre a que o dispositivo com a norma inferior confere. Assim, não é justificável comprar um router com o padrão mais recente se não tiver um dispositivo com ele também, a menos que veja isso como um investimento futuro. Todos eles são compatíveis entre si.

Firmware e personalização de recursos do router

A considerar também ao comprar um router é saber se o firmware instalado permite ser personalizado. Para obter esta informação provavelmente terá que realizar uma pesquisa na Internet com base na marca e modelo do equipamento. Os mais comuns são os OpenWrt e DD-WRT. Normalmente este interesse está presente nos utilizadores mais avançados.

Essencialmente, certifique-se que adquire um router com atualizações regulares, com suporte para QoS, firewall, proteção contra ataques DDoS (Distributed Denial of Service) e WPA2 (Wi-Fi Protected Access 2), sendo este o sistema-padrão mais seguro de encriptação de dados para uma rede local wireless.

Considerações finais

Se for um utilizador que jogue online, nem mesmo o melhor router wireless lhe vai oferecer o desempenho e a consistência de um cabo ethernet.

Caso tenha um serviço de televisão IPTV (Internet Protocol Television) na rede onde vai querer instalar o router que adquirir, é preciso alguma precaução no sentido em que, normalmente, apenas o router fornecido pela operadora permite que o serviço de televisão funcione sem quaisquer problemas. No entanto, se já tiver conhecimentos de redes, sabe que é possível ter os dois em simultâneo com tarefas diferentes.

Por fim, não deixe de procurar ler comentários sobre o equipamento que prevê comprar. Hoje em dia é possível encontrar excelentes equipamentos no mercado aos mais variados preços.

Exit mobile version