Pplware

Quer escolher um cartão MicroSD? Eis as dicas que precisa saber

Hoje em dia, o mercado oferece uma série de marcas e modelos, cada um com características próprias como velocidade e armazenamento. A compra de um cartão MicroSD deve ser feita com base na utilidade que se vai tirar dele, ou seja, cada um é recomendado para um determinado fim.

Neste artigo vamos perceber isso mesmo, mostrando quais os pontos e as dicas a ter em conta para a escolha do melhor cartão.


Cartões MicroSD são pequenos chips de expansão de armazenamento para dispositivos como computadores portáteis, smartphones, câmaras fotográficas, de filmar, entre muitos outros.

Os utilizadores de Android são talvez os que mais procuram cartões de memória, dada a necessidade de alargar o armazenamento do equipamento porque o espaço interno é limitado. De salientar que nem todos permitem expandir a memória de armazenamento.

Tipos de cartões MicroSD

Classes de cartões MicroSD

As classes dos cartões MicroSD classificam-nos quanto à velocidade de escrita. É uma norma definida pela SD Association, que tem nas velocidades apresentadas a sua recomendação.

Como seria esperado, quanto mais elevada a classe, mais rápida é a capacidade de escrita nestes cartões.

Ao escolher um cartão, importa ter em atenção a classe a que o equipamento pode operar. Caso este indique que foi preparado para uma classe 4, pode usar um cartão de uma classe igual ou superior. Não deve nunca escolher um de uma classe inferior pois está a limitar a velocidade de escrita.

Pequenos pormenores que fazem a diferença

Conclusões

Em primeiro lugar, importa dizer que os cartões de memória proporcionam uma melhoria no desempenho do equipamento. Se é um utilizador que coloca aplicações, imagens e vídeos na memória externa, com um MicroSD mais ágil a comunicação acaba por ser rápida e isso influencia positivamente o comportamento.

No entanto, em relação às aplicações instaladas no cartão, e comparando com a instalação na memória interna do equipamento, elas não ficarão mais rápidas. Isto acontece porque o sistema tem de executar comandos adicionais, de leitura e escrita, para além de simples transferências de informação entre o armazenamento interno e externo.

Em termos de equipamentos profissionais de captação de imagem de elevada qualidade, os cartões de classe alta, com excelentes velocidades de gravação e transferência, são os mais indicados.

Como é possível perceber, existem alguns cuidados a ter em conta na escolha de um cartão MicroSD. Habitualmente, um bom cartão de memória tende a durar por muitos anos, sem prejudicar de forma alguma o seu equipamento.

Exit mobile version