Recentemente apresentámos aqui a fantástica, pequena e low cost placa de desenvolvimento NodeMCU ESP-12E. Como referimos, podemos programar esta placa com recurso ao Arduino IDE mas é necessário proceder a algumas configurações iniciais.
Hoje ensinamos como podem ter o Arduino IDE a funcionar no macOS para programar a placa de desenvolvimento NodeMCU.
Antes de conseguir programar na placa de desenvolvimento NodeMCU ESP-12E no macOS, usando o Arduino IDE, é necessário proceder a algumas configurações adicionais para que tudo funcione. Para tal devem seguir os seguintes passos:
Passo 1 – Instalar os drivers necessários
Fazer o download do ch341ser_mac.zip que tem o driver CH34X USB-Serial
Passo 2 – Obter o Arduino IDE para macOS aqui. Depois é só descompactar e instalar.
Passo 3 – Adicionar URL para obter suporte para novas placas
Por omissão o Arduino IDE não tem suporte para a placa de desenvolvimento NodeMCU ESP-12E. Para obtermos suporte basta ir às Preferências do Arduino IDE e depois em URL Adicionais do Gestor de Placas adicionar o seguinte URL:
http://arduino.esp8266.com/stable/package_esp8266com_index.json
Depois basta ir a Ferramentas > Placa > Gestor de Placas…
E por fim, no gestor de Placas, basta instalar o pacote esp8266
Em seguida vamos indicar que vamos trabalhar com a placa NodeMCU ESP-12E. Selecionamos Ferramentas > Placa e depois escolhemos NodeMCU 1.0 (ESP-12E Module).
E está feito. Num próximo tutorial vamos fazer o primeiro programa para ser executado nesta placa. De referir ainda que no caso de não terem macOS podem programar a mesma no GNU/Linux ou no Windows (apenas têm de instalar os drivers para esses sistemas operativos – ver aqui).