Pplware

Chegou o Raspberry Pi 3, 10x mais rápido que o Raspberry Pi 1

O mini PC com mais sucesso no mercado está de novo a fazer história e puxa a capacidade para novos limites, a preços que deixam qualquer pessoas confusa. Como poderá um Raspberry Pi 3 ser 10x mais rápido que o Raspberry Pi 1 e ter, praticamente, o mesmo preço?

A verdade é que estamos perante um dispositivo que tem a capacidade de transformar uma tradicional TV numa smartTV, pode ser usado em projectos académicos e industriais/comerciais, na área da domótica, na área da automação, no segmento automóvel, etc. Vamos conhecer as novidades agora oficializadas pela entidade que gere o projecto.

Exactamente há 4 anos atrás, no dia 29 de Fevereiro de 2012, a Raspberry Pi Foundation lançava o original Raspberry Pi Model B de 256MB para o mundo. Desde então esta entidade já exportou mais de 8 milhões deste modelo inicial, mais de 3 milhões do modelo seguinte, o Raspberry Pi 2, e foram marcados nalguns países como sendo o “computador” mais vendido, como foi o caso do Reino Unido.

 

Por cá, em Portugal, este dispositivo é sem dúvida um caso de sucesso. Também temos as nossas próprias adaptações e configurações, inclusive o pplware.com desenvolveu a sua própria distribuição, o PiPplware.

O PiPplware é um sistema operativo para o Raspberry Pi (qualquer versão, incluindo o novo Raspberry Pi Zero), que permite transformar a TV num mini-PC, Media Center, Consola de Jogos e muito mais!

 

Mas o que traz de novo o Raspberry Pi 3?

Antes de mais o preço está a ser anunciado a 35 dólares, o mesmo preço que a versão Raspberry Pi 2. Logo deverá ir ao encontro do pack que disponibilizamos do nosso kit.

Características:

O Raspberry Pi 3 vem com o novo SoC BCM2837, que traz como GPU a VideoCore IV. O SoC BCM2837 mantém a mesma arquitectura dos SoC BCM2835 e BCM2836 o que significa que todos os tutorias e projectos desenvolvidos para as versões anteriores têm suporte neste novo hardware.

O CPU de 900 MHz 32-bit quad-core ARM Cortex-A7 foi substituído por um 1.2GHz 64-bit quad-core ARM Cortex-A53. Esta novidade traz um incremento de 33% na velocidade de processamento com várias melhorias de arquitectura, o que proporciona um aumento de 50-60% no desempenho face ao Raspberry Pi 2, ou seja, aproximadamente 10 vezes mais rápido em relação ao original Raspberry Pi.

Raspsberrypi.org

Exit mobile version